Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome para celular pode receber recurso de acessibilidade do desktop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Outubro de 2021 às 16h47

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt

A demanda por sites otimizados para dispositivos móveis vem da necessidade de páginas que não se enquadravam na resolução menor das telinhas. Embora hoje a maioria já tenha isso, alguns ainda não conseguem se ajustar adequadamente com textos pequenos, o que exige a aproximação da tela do seu rosto ou o zoom com os dedos.

Para resolver esse problema, o Chrome Canary 97 levará um recurso acessibilidade do desktop para o navegador móvel: o zoom nos textos da página. Hoje, você até consegue aproximar um trecho específico do site, mas isso não impacta no tamanho da fonte e faz com que seja necessário aproximar e afastar continuamente para ler pequenos fragmentos.

Confira:

Continua após a publicidade

Após ativar a bandeira, o usuário deve notar uma opção extra chamada "Zoom" no menu de site escondido sob o ícone do cadeado ou de uma seta apontando para baixo. Bem ali você checará se a conexão é segura, os cookies usados e poderá aumentar ou reduzir o tamanho dos textos.

O Chrome conta com um recurso similar no menu Acessibilidade das configurações do navegador, mas ela só permite a mudança global da escala, o que impacta em todos os sites visitados, os atuais e os futuros. Por lá também há a opção de forçar a ativação de zoom em qualquer página, mesmo quando há bloqueio da função, mas ela também só amplia uma parte específica.

Como adicionar o recurso de zoom em página única no Chrome

Continua após a publicidade

Se você quiser experimentar a novidade, basta abrir o Chrome Canary 97 e seguir os passos a seguir:

Passo 1: Abra as configurações e clique em "Sobre o Google Chrome" para garantir estar com a versão mais recente (97.0.4669.0).

Passo 2: Digite o seguinte código na barra de endereços do navegador: chrome://flags#enable-accessibility-page-zoom

Continua após a publicidade

Passo 3: Pressione na seta para mudar de "Default" para "Enable".

Pronto, agora é só clicar no botão "Relaunch" para reiniciar e experimentar a novidade no site desejado.

Como o recurso está na versão instável do navegador, pode ser que leve algum tempo ainda para desembarcar oficialmente a todos os usuários. Mesmo assim, você pode ter um gostinho de experimentar como os textos maiores podem ser úteis para o consumo de conteúdo de páginas específicas.

Fonte: Leopeva64-2