Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome pode mudar — e arruinar — a Barra de Favoritos como você conhece

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 12h48

Link copiado!

Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Tudo sobre Google

Um dos recursos mais bem estabelecidos no mundo dos navegadores é a Barra de Favoritos, uma seção feita para o usuário salvar os links que mais interessam, separando-os por pastas e apelidos personalizados. No Chrome, porém, o Google parece querer implementar algumas novidades e, como resultado, a ferramenta pode ficar bem menos prática.

O retrabalho parece ser parte de um reforço que chegará ao Chrome, em que as funções de grupos de abas serão incorporadas aos tradicionais Favoritos junto com outras novidades, transformando a seção em "Power Bookmarks" (ou "Favoritos reforçados", em português). À primeira vista, a novidade parece muito bem-vinda, mas o estado atual da ferramenta joga fora algumas convenções muito bem conhecidas no navegador.

Em vez de aparecer com ícones de pastas logo abaixo da Omnibox, os diretórios com páginas dentro foram substituídos por “caixas” coloridas com a cor rosa — até aí tudo bem, mudanças visuais podem agradar. Contudo, clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo não mais abre o menu secundário para selecionar as pastas individualmente, mas abre todos os links anexados em um novo grupo.

Continua após a publicidade

Para abrir o tradicional menu e abrir uma página só, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse. Sendo assim, todas as opções antes acessíveis pelo mesmo clique não estão mais disponíveis tão facilmente — e não se sabe exatamente onde elas foram parar.

Parece incompleto, por enquanto

Vale dar uma colher de chá para o Google, também. A mudança nos Favoritos ainda é experimental e parece estar em construção — um indicativo disso está na área “Outros Favoritos”, que comporta o menu antigo pelo botão direito do mouse. Mesmo assim, a dona do Chrome pode realmente estar cogitando modificar inteiramente a ferramenta, deixando-a menos prática do que os usuários são acostumados.

Continua após a publicidade

Ao que parece, a ideia é deixar as pastas mais próximas do conceito de grupos. A alteração pode, portanto, levar todas as opções para o menu de gerenciamento das abas agrupadas — embora isso implique em outros problemas.

Atualmente, os “novos Favoritos” do Chrome estão em fase experimental — e você pode ativá-los indo em chrome://flags/#tab-groups-save na versão 95 do navegador, atualmente disponível para o grande público. Agora, portanto, vale ficar de olho nas versões experimentais do app para entender o que o Google pretende fazer.

Continua após a publicidade

Felizmente, recolher opiniões de usuários é um dos objetivos da fase de testes, e provavelmente as pessoas já devem estar publicando queixas sobre a mudança em fóruns especializados. No mais, se você também não aprovou a novidade, resta torcer para que o Google não continue com essa ideia.

Fonte: Android Police