Google Lens do Chrome ganha novo reforço para aprimorar buscas

Google Lens do Chrome ganha novo reforço para aprimorar buscas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Abril de 2022 às 16h00
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Google Lens integrado ao Chrome enfim se tornou capaz de identificar texto em imagens. A página dedicada de busca com a ferramenta agora dá acesso para o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e funções do Google Tradutor, assim como acontece no app para celular.

A função pode ser acessada ao clicar em “Pesquisar imagem com Google Lens”, encontrada no Menu de Contexto (botão direito do mouse) de uma figura. A busca é aberta numa aba separada, em que é possível selecionar cantos específicos do arquivo para direcionar a busca — direcionando o foco a um produto, placa ou lugar.

As novas abas "Texto" e "Tradutor" dão acesso às funções de reconhecimento de caracteres (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Na nova aba “Texto”, o Google Lens ativa o OCR para identificar caracteres contidos na imagem. Após a varredura, selecionar qualquer caractere encontrado inicia uma busca na coluna à direita. A função é bem semelhante a que existe no app mobile, mas poupa o usuário de precisar salvar a mídia no Google Fotos para ter acesso a ela.

Sem surpresas, a junção com o Google Tradutor funciona exatamente como esperado: passada a varredura por caracteres, basta selecionar um trecho de texto e conferir os resultados direto na imagem ou na coluna à direita. Nesta área, também dá para escolher o idioma de destino e copiar o conteúdo traduzido.

A tradução é colocada direto na imagem para preservar contexto, mas também é exibida na coluna à direita (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Pesquisa por fonte

Por fim, na aba “Pesquisa” foi adicionado o botão “Encontrar fonte da imagem” que, como o nome sugere, direciona o usuário para uma busca por imagens idênticas (às vezes, com diferentes resoluções) para facilitar o encontro da sua origem. O recurso é uma adição muito pedida pela comunidade, visto que o Lens substituiu o tradicional “Pesquisa por imagem” que cumpria essa função.

Não se sabe exatamente quando essas adições foram disponibilizadas, mas usuários do Chrome 100 (ou versões experimentais) já têm acesso a elas no Windows, no Mac e no Chrome OS. Se não aparecer no seu dispositivo, veja se há atualizações pendentes indo em Ajuda > Sobre o Google Chrome.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.