Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chat chega às contas gratuitas do Gmail com visual bem familiar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2021 às 11h20

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O Google introduziu mais mudanças visuais e práticas dentro do Google Chat. O produto que caminha para substituir definitivamente o Hangouts se aproximou visualmente do antecessor em sua integração ao Gmail e segue para a gratuidade, agora com janelas menores para diálogos rápidos — uma migração discreta para o serviço e a mesma redundância com demais propostas do ecossistema da companhia.

Relatos divulgados pelo site 9to5Google demonstram que a Gigante das Pesquisas está preparando os links do Google Chat para uma distribuição gratuita. A mudança é reforçada pelo link principal do serviço, que passou a redirecionar contas gratuitas para a página de boas-vindas, antes exclusiva para recepcionar contas pagantes do pacote G Suite.

Em uma ligeira inspeção, é possível afirmar que a plataforma ainda não está reagindo da mesma forma para toda a base. Ainda há quem tente acessar o Google Chat e seja barrado por uma página que nega o acesso, solicitando o login numa conta Gmail corporativa para concluir a ação.

Continua após a publicidade

De acordo com o 9to5Google, a plataforma é extremamente semelhante ao cliente web do Gmail: os contatos recentes são reunidos numa coluna posicionada à esquerda, os diálogos ocupam o centro da tela, enquanto os cantos superiores apresentam os botões de integração com outros aplicativos do ecossistema — Agenda, Google Keep e Tarefas, do assistente virtual.

Logo abaixo da seleção rápida de chats recentes, foram posicionados botões para “início rápido” de novas chamadas ou “juntar-se à uma reunião”. Da mesma forma que no cliente de e-mail, o botão de “hambúrguer” posicionado ao lado da logo do Google Chat reduz a aba lateral somente aos ícones e amplia a tela de diálogo principal no processo.

No topo, está localizada a barra de pesquisa, que serve tanto para encontrar contatos quanto o conteúdo das mensagens. À direita dela, entre a pesquisa e os botões de ajuda e configurações, foi adicionado a seleção de status na plataforma, que permite informar se está “ativo” ou "ausente" por um determinado período ou silenciar as notificações e alertas sonoros enquanto está "ocupado".

Continua após a publicidade

Visual familiar

Outra adição da versão gratuita do Google Chat é a janela de chat rápida que é aberta da direita para a esquerda, numa pequena seção pop-up. O recurso é uma clara herança do Hangouts, que apresentava característica semelhante na navegação do Gmail. A diferença, por sua vez, fica na possibilidade de maximizar a conversa com mais facilidade, dispensando o deslocamento do usuário para outra plataforma.

“Além de ser uma ferramenta bastante familiar para usuários antigos do Gmail, essa é uma forma eficiente de conversar com várias pessoas simultaneamente. Por exemplo, seria muito conveniente ter uma Room na tela principal e várias janelas minimizadas, eximindo a alternância entre conversas.", comenta o Google, numa descrição breve sobre a ferramenta.

Continua após a publicidade

É provável que as mudanças visuais atinjam massivamente as contas G Suite antes de chegar ao público geral. Em 2020, o Google afirmou que levaria o sucessor do Hangouts para usuários gratuitos em algum momento deste ano, mas ainda não há previsão para a distribuição.

Fonte: 9to5Google