Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Authenticator desiste de ocultar códigos de segurança por padrão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Julho de 2022 às 12h29

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

O Google Authenticator voltou a exibir códigos temporários logo que o app é aberto, relatam usuários nesta segunda (18). Semanas atrás, o aplicativo iniciou testes com uma interface mais segura, em que ocultava todas as sequências de verificação de duas etapas por padrão até o toque do usuário.

Quando adicionada, a nova interface do Google Authenticator substituía todos os códigos vinculados por um bloco de texto “Toque para revelar PIN”. Apesar de simples, o recurso incrementava a segurança do aplicativo contra bisbilhoteiros e, possivelmente, malwares gravadores de tela.

Considerando o recuo, provavelmente a novidade não foi tão eficiente quanto o Google gostaria — ou não foi bem recebida pela base de usuários. Talvez, o excesso de informações na tela tenha sido um dos fatores. Este mesmo recurso não chegou a ser distribuído para o programa de iOS.

Continua após a publicidade

É mais frágil, mas é prático

Sendo assim, os PINs de verificação de duas etapas de todos os aplicativos aparecem de primeira no Authenticator. A segurança contra enxeridos está mais fraca, mas a consulta aos códigos foi simplificada.

Nada garante que o Google não esteja preparando outra função de proteção — contudo, não há detalhes sobre isso. Por enquanto, resta aguardar por mais atualizações.