Publicidade

Google Authenticator passa a esconder códigos PIN para evitar bisbilhoteiros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 16h50

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

A nova versão do Google Authenticator esconde códigos de verificação até que sejam selecionados manualmente. Usuários devem tocar sobre a chave desejada para conferir a sequência, que antes ficava totalmente exposta assim que o app era aberto.

Em vez de aparecer já com o código temporário de seis dígitos, cada chave é coberta por uma etiqueta “Toque para revelar o PIN”. À direita, o contador de validade da sequência continua visível.

Tocar e segurar sobre um dos verificadores, mesmo que oculto, ainda copia a sequência para a área de transferência — portanto, nem é necessário revelá-la para preencher campos de verificação. Vale ressaltar que o cronômetro continua rodando, independente de o código ter sido revelado.

Continua após a publicidade

Evita enxeridos

A alteração não é lá uma grande adição em segurança, mas pode ajudar o usuário a se proteger de bisbilhoteiros que tentam olhar a tela do celular ou de malwares que monitoram o display. É impossível desabilitar a proteção, inclusive, então o toque para revelar o PIN passou a ser obrigatório.

A novidade está contida na versão 5.20 do Google Authenticator, distribuída gradativamente para todos os usuários. Se o recurso ainda não chegou no seu celular, verifique na Play Store se há atualizações disponíveis.