Publicidade

Google Assistente poderá ser acionado por meio de um novo e prático atalho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2021 às 13h00

Link copiado!

Bence Boros/Unsplash
Bence Boros/Unsplash

O Google Assistente é uma mão na roda para quem precisa realizar atividades por voz, sem precisar pegar no celular para executar tarefas simples. Hoje, ele pode ser acionado com uma palavra-chave (“OK, Google”), gestos na tela e outras formas, mas a companhia está trabalhando em mais uma novidade.

O assistente de voz agora poderá ser acionado com o botão de ligar o celular. O portal XDA-Developers vasculhou a versão 12.18.6.29 do app e descobriu referências ao assistente acionado desta forma. Conforme o achado, para falar com o assistente, será necessário pressionar e soltar o botão liga/desliga.

Continua após a publicidade

Essa não será a primeira vez que o recurso é usado para acionar o Google Assistente, já que as fabricantes OPPO e Huawei usam a funcionalidade há tempos. Os celulares da Huawei mais antigos permitiam ativar o assistente após segurar o botão por um segundo. Outro exemplo no qual a função existe nativamente é o Android modificado da Realme.

O recurso foi encontrado pelo portal rodando em um Pixel 3 XL na versão de visualização do desenvolvedor no Android 12. Por enquanto, ele ainda é só um protótipo e não está implementado. Provavelmente, essa será uma novidade que virá na atualização do Google apps e não uma função nativa do Android.

Essa notícia é boa porque significa que mesmo os aparelhos mais antigos, sem suporte ao sistema operacional mais recente, podem receber o novo acionamento do assistente virtual.

Melhorias na pronúncia e voz

Continua após a publicidade

Outra novidade recente anunciada para o Google Assistente foi uma melhoria na compreensão de novos comandos e na pronúncia de termos. A ideia da gigante é aprimorar o mecanismo de aprendizado de máquina para que o auxiliar de voz reconheça o contexto em torno das conversas para tomar ações mais conscientes. Essa melhoria também pode ajudar o software a falar melhor alguns nomes menos comuns, já que ele “aprenderia” a forma correta de falar.

Junto da Alexa e da Siri, o ajudante Google forma o trio de assistentes controlados por voz dominante no mercado. Ele permite executar diversas funções como programar alarmes, marcar compromissos, ajustar configurações e muitas outras atividades.

Fonte: XDA-Developers