Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gerenciamento de álbuns do Google Fotos passa a funcionar offline

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Abril de 2021 às 10h40

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O Google Fotos levou o gerenciamento de álbuns da galeria para o modo offline. Antes, criar e gerenciar o conteúdo dessas coleções só podia ser feito enquanto o celular estivesse conectado à internet, mas a função foi adaptada para momentos fora do ar.

Assim que concluída, as modificações são salvas no aparelho para serem sincronizadas com a nuvem assim que o dispositivo estabelecer uma nova conexão. Antes, para remanejar fotos e vídeos entre álbuns, os arquivos precisavam estar armazenados nos servidores do Google e, de lá, eles seriam realocados para onde o usuário preferir. Com a novidade, o recurso se torna uma aplicação que roda no próprio celular através do Google Fotos.

Continua após a publicidade

De acordo com o Android Police, que viu primeiro a novidade, não está claro quando o gerenciamento de álbuns recebeu suporte para operar sem internet. Na prática, a novidade apenas remove uma das travas inconvenientes do Google Fotos e o torna uma opção mais interessantes para criar álbuns e deixar os registros organizados — especialmente nos aparelhos em que atua como galeria nativa.

Em qualquer ocasião em que foi tomado um tempo para arrumar novas fotos, será possível independente da conexão com a internet. Isso se aplica a viagens, ou momentos em que falta uma conexão Wi-Fi e o pacote de dados já acabou. O trabalho offline também pode ser uma mão na roda para agilizar a criação desses grupos personalizados em redes mais lentas ou instáveis.

Verificamos e já encontramos a novidade aqui no Canaltech, num celular com Android 11 que roda o Google Fotos na versão 5.38, liberada no dia 15 de abril deste ano. A novidade não foi devidamente descrita nos detalhes de atualização do Google Fotos na Play Store, por isso, há a chance de ter sido liberado através dos servidores da companhia sem alarde. Infelizmente, se ainda não chegou, não há meios para acelerar a introdução do recurso.

Fonte: Android Police