Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Flipboard ganha mais cara de rede social com integração ao Mastodon

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Fevereiro de 2023 às 16h56

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Flipboard vai lançar uma ferramenta de integração com o Mastodon. O aplicativo se juntou ao Fediverse, um grupo de servidores interconectados que alimentam uma variedade de aplicativos descentralizados de código aberto, incluindo a rede social do mastodonte.

A partir desta terça-feira (28), o aplicativo Flipboard para iOS incluirá um recurso beta que permitirá aos usuários do Mastodon navegar pela linha do tempo e ver as postagens das pessoas que seguem, da mesma forma que podem fazer com o Twitter. Este é mais um elemento de socialização para fortalecer um serviço nascido como um agregador de notícias.

Continua após a publicidade

Segundo o CEO do Flipboard, Mike McCue, a plataforma terá seu próprio servidor na rede social, chamado Flipboard.social, e deve ter regras de moderação para evitar links maliciosos e comportamentos inadequados. O foco é fornecer ferramentas para conectar ambos os serviços, como forma de ampliar o alcance dos conteúdos.

"Vai ser rápido e confiável, e você pode contar com a nossa moderação, que por sinal, nunca será perfeita, mas você pode pelo menos saber que será um dos lugares mais seguros que você pode estar", disse McCue.

O executivo tem passagens pelo extinto navegador Netscape, pela Microsoft e atuou no conselho de admininistração do Twitter. Agora, parece que a aposta é no esvaziamento do Passarinho Azul e da expansão do Mastodon.

Flipboard une forças ao Mastodon

Continua após a publicidade

O Fliboard é considerado um serviço editorial bastante nichada, com entrega de conteúdo baseada no gosto do usuário e nos seus hábitos de leitura. Além disso, a equipe de curadoria do app faz uma seleção de conteúdos indispensáveis, provenientes de sites confiáveis e que ajudam no combate às fake news.

O serviço existe desde 2011, mas passou por diversas reformulações ao longo do tempo. As mais recentes incluem a capacidade de criar posts, compartilhar links, publicar fotos ou vídeos e divulgar podcasts.

Agora, com a integração dos recursos do Mastodon, o Flipboard poderia se conectar a mais serviços extras, como o PixelFed — concorrente do Instagram — e o PeerTube — rival do YouTube. Para isso se tornar realidade, deve ser oferecido também suporte ao ActivityPub, o protocolo que alimenta o Mastodon e outros aplicativos federados.

Continua após a publicidade

Segundo McCue, o Flipboard já possui a mesma quantidade de usuários mensais do Twitter. Além disso, é atualmente uma das cinco maiores fontes de tráfego da web para sites noticiosos. Esta seria uma forma de criar um ecossistema mais completo somente de plataformas menos conhecidas do público, como alternativas viáveis aos dominadores do mercado.

Resta saber se a abordagem do serviço vai dar certo na rede social do mastodonte. Se sim, poderia ser mais um duro golpe na plataforma de Elon Musk, que anda mal das finanças nos últimos tempos. As notícias mais recentes apontaram uma nova rodada de demissão que afetou 50 funcionários, incluindo gente do alto escalão.