Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox finalmente ganha um gerenciador de senhas nativo no app mobile

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2021 às 13h15

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

O Firefox finalmente tornará o hábito de preencher campos de login mais fácil em seu app para Android. A versão 93 do navegador é equipada com um gerenciador de credenciais nativo, tão útil quanto os recursos presentes em rivais como Chrome e Edge.

Até então, a solução da Mozilla para isso era o app Lockwise, que funciona sobre o Android de modo geral, mas não era integrada como recurso nativo do navegador. Sempre que o usuário precisava acessar um site com senhas salvas na conta, era necessário ter o aplicativo complementar para verificar a palavra-chave — processo menos intuitivo quando comparado com as soluções de outros apps.

Continua após a publicidade

Após o update, o Firefox se aproxima das alternativas mais simples: assim que o usuário criar uma conta ou fizer um login, o navegador dá a opção de salvar as credenciais para um futuro acesso. Se armazenado, o login e a senha estarão disponíveis tanto no app mobile quanto no programa para PC.

Daí, quando o login for feito novamente, o Firefox oferecerá as contas salvas para preencher os campos automaticamente. Se isso não parecer seguro (especialmente se o computador/celular passa nas mãos de pessoas diferentes), também é possível vincular a biometria ou o rosto, através de reconhecimento facial, para destravar as credenciais.

Até o momento, o Firefox para Android apenas era capaz de salvar senhas quando digitadas no momento do login, mas permitirá que novos logins sejam adicionados manualmente. Na prática, portanto, é como se o Lockwise tivesse virado um recurso nativo do navegador.

Pacotes de novidades

Continua após a publicidade

Essa novidade faz parte do pacote de adições do Firefox para o mês da Cybersecurity Awareness (“Conscientização de cibersegurança”, em português). Junto dela, a Mozilla também apresentou um monitor de vazamentos capaz de informar usuários se seus dados foram flagrados em vazamentos de dados.

As novidades devem ser incluídas do Firefox 93, já que foram vistas pela primeira vez nesta versão no canal Beta. A previsão de lançamento para a compilação é o dia 5 de outubro, então falta pouco para começar distribuição para o grande público — quando chegar o dia, fique atento às atualizações do app na Play Store (não há previsão para lançamento da função no iOS).

Fonte: Mozilla