Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox para Android ganha "e-mail descartável" e 2 novas extensões

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2023 às 15h34

Link copiado!

Reprodução/Mozilla
Reprodução/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

O Firefox Relay finalmente foi lançado no Android. Apresentada em 2020, a ferramenta da Mozilla ajuda o usuário a evitar a chegada de e-mails inúteis à sua caixa de entrada e desviar ligações desagradáveis de anunciantes. O serviço é inaugurado ao lado de outros dois add-ons que buscam incrementar a experiência de uso no Navegador da Raposa.

Assim como no PC, o Firefox Relay permite mascarar seu e-mail original com um endereço descartável durante a criação de um cadastro na internet. A ideia é permitir que o usuário oculte informações pessoais no processo para evitar que o site em questão lote a caixa de entrada de spam e mensagens indesejadas — prática bem comum de plataformas com assinaturas e varejistas.

Continua após a publicidade

De certa forma, a função é bem parecida com o “Iniciar sessão com a Apple”, recurso exclusivo da Maçã que também oculta o e-mail pessoal em prol de uma caixa de entrada mais limpa.

No ano passado, a Mozilla apresentou a versão paga do Firefox Relay com funções exclusivas. Uma delas é o “número falso” para evitar mensagens SMS e ligações de spam, parecido com o que acontece no e-mail.

O serviço Firefox Relay pode ser usado gratuitamente, e a assinatura do serviço custa US$ 4,99 (R$ 26, em conversão direta) mensalmente. O pacote pago está disponível somente nos Estados Unidos e no Canadá.

Add-on ClearURL no Android

Continua após a publicidade

Outra adição importante ao Firefox para Android também foi o ClearURL, extensão que serve unicamente para limpar endereços URL de rastreadores, limpando e reduzindo seu tamanho. A função busca preservar a identidade do usuário que, sem querer, pode ser rastreado ao clicar num link de um anúncio nas redes sociais.

Basicamente, a ferramenta permite que você cole um endereço URL desnecessariamente grande e com rastreadores embutidos e converta-os na versão verdadeira e pura deles para acessá-los sem interferência.

Add-on ReadAloud

Continua após a publicidade

Por fim, a extensão ReadAloud também foi adicionada ao Firefox para Android. A ferramenta é, na prática, um recurso de acessibilidade que lê textos em voz alta, algo disponível em navegadores concorrentes como Chrome e Edge.