Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo Firefox 110 aposenta Colorways e melhora renderização 3D

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

O Firefox 110 foi lançado para o público geral nesta terça-feira (15). O pacote introduz melhorias de desempenho para o WebGL, API em JavaScript utilizada para renderização de gráficos 2D e 3D em páginas da internet, e inclui suporte para a importação de dados (favoritos, senhas e histórico) de mais navegadores rivais.

Nas versões anteriores, o navegador já conseguia importar dados do Microsoft Edge, do Chrome e do Safari. A partir do Firefox 110, a ferramenta de migração passa a aceitar também dados vindos dos rivais Opera, Opera GX e Vivaldi. Garantir maior facilidade na migração de dados é essencial para o Firefox se posicionar melhor no mercado e, ao reduzir a barreira da migração e todo o trabalho que o processo envolve, o programa pode atrair usuários com mais facilidade.

O Firefox Colorways, conjunto temas baseados em cores para o navegador, agora não estão mais disponíveis "da mesma forma", segundo a Mozilla. A organização havia anunciado o fim da plataforma para 16 de janeiro de 2023 e, agora, a mudança chega oficialmente à nova versão do navegador Apesar disso, as opções salvas e ativas do Colorways ainda podem ser acessadas no menu de Add-ons — e você segue contando com os temas tradicionais do Firefox à sua disposição.

Continua após a publicidade

Melhorias de desempenho

A atualização do navegador também introduz melhorias de desempenho em páginas que usam API WebGL para elementos 2D e 3D. A mudança deve ser sutil, mas é essencial para proporcionar uma experiência fluida na navegação diária.

Além disso, a Mozilla pontuou que o Firefox 110 habilita o Canvas2D acelerado por GPU por padrão no Linux. Novamente, a mudança é pontual, mas tem um papel importante para o dia a dia. No Linux, se você usa o provedor de buscas do Firefox no Shell GNOME, a nova versão não mais abre numa nova janela do navegador, mas numa nova aba de uma instância aberta do programa.

Continua após a publicidade

Obviamente, o Firefox 110 também é encorpado com correções para uma infinidade de bugs. Reparos também foram feitos em vulnerabilidades de segurança — todas listadas no site oficial da Mozilla.

Atualização gradativa

O Firefox 110 é distribuído de forma gradativa para todos os usuários do navegador, mas deve chegar para todos em questão de dias. Para conferir se há pacotes disponíveis para download, acesse o menu do canto superior direito e clique em "Sobre o Firefox".