Publicidade

Firefox para Android copia Chrome e ganha função de autopreenchimento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 18h31

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla decidiu implementar finalmente a ferramenta de autocompletar no Firefox 104 para Android. O recurso permite salvar um endereço padrão da sua casa ou trabalho para preenchê-lo de imediato, poupando tempo na escrita pelo celular.

O Firefox 104 trouxe a opção escondida dentro do menu Configurações. Há duas formas de usá-lo: ao preencher um formulário com endereço pela primeira vez ou pelas configurações, nas quais dá para preencher tudo de forma mais detalhada e organizada — nome completo, telefone, e-mail e CEP.

Continua após a publicidade

A partir do ajuste inicial, o Firefox exibirá uma mensagem com um botão para realizar o preenchimento automático toda vez que um formulário aparecer em um site. Se você mudou de casa ou do telefone, pode editar os dados inseridos de igual maneira. E para quem preferir digitar manualmente os dados, existe a opção de desabilitar o autopreenchimento.

A adição surpreende pela demora em levar algo tão básico somente em 2022. O rival Chrome já oferece o autocompletar há pelos menos dois anos nos celulares, portanto a Mozilla estava bem retardatária quanto isso.

Melhorias do Firefox 104 para Android

O update do Firefox para Android traz também mais opções para deletar o histórico de navegação. É possível escolher entre uma hora ou dois dias para remover os registros de sites visitados, mantendo os dados anteriores intactos, ou excluir tudo de uma vez.

Continua após a publicidade

Além disso, o navegador corrigiu alguns bugs que persistiam. Em um deles, o programa fechava repentinamente ao abrir um link de aplicativos externos. Outra falha afetava usuários do LastPass, um gerenciador de senhas de terceiros, e atrapalhava o autopreenchimento das credenciais salvas no Firefox.

Houve, ainda, a correção de uma dezena de pequenos erros relacionados ao microfone interno, GPU e HTTPS. Segundo a Mozilla, foram feitos algumas melhorias na performance do navegador, embora não tenham sido delimitadas quais.

O Firefox 104 chegou ontem (24) para usuários nos desktops e trouxe melhorias importantes. O programa passou a contar com um recurso para reduzir o consumo de bateria, ideal para notebooks, e melhor aproveitamento de energia. Usuários do Disney+ agora podem assistir a séries no modo Picture-in-Picture (PiP) com legendas, algo impossível antes.