Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 104 chega com economia de energia e melhoria nas miniaturas de vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 17h39

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla lançou o Firefox 104 nesta terça-feira (23) com melhorias no desempenho em notebooks, otimização de uso da bateria e pequenas correções de falhas para aprimorar a experiência do usuário. Os desenvolvedores também reservaram parte do seu tempo para fazer seis ajustes de segurança de grande impacto na usabilidade.

A primeira novidade é o modo adaptável do Firefox para melhorar o desempenho em computadores portáteis. A interface de usuário será limitada para fazê-lo rodar melhor e reduzir o consumo da bateria quando estiver próxima do fim. O mecanismo deve atuar de forma similar à economia gerada com as guias sem segundo plano, que ficam dormentes quando não estão em uso.

Continua após a publicidade

Ainda sobre as baterias, o gerenciador de perfis do Firefox agora permitirá uma análise aprimorada do uso de energia em computadores. PCs rodando o Windows 11 ou com o chip Apple M1 terão acesso a um gráfico que exibe o gasto energético da CPU, dos núcleos do processador e da placa de vídeo.

Na parte de navegação, o programa agora passará a voltar automaticamente à página visitada anteriormente quando acessar um site sem HTTPS com erro. Antes, o software poderia levar o usuário para a página insegura.

Mais proteção e facilidade de uso do Firefox 104

O Firefox 104 trouxe ainda suporte a legendas no modo Picture-in-Picture para o serviço Disney+ e correção na cor de realce de textos em compositores de e-mails do Yahoo Mail e Outlook. Outro pequeno ajuste é para quem usa os atalhos do teclado: o comando de colar algo sem formatação (shift+ctrl ou cmd+v) passou a funcionar em mais partes dos sites, como áreas de texto e de entrada.

Continua após a publicidade

Para os desenvolvedores, o Firefox adiciona suporte para propriedades scroll-snap-stop e re-snapping. Esse recurso permite especificar a passagem de pontos de snap e manter a última posição de snap.

A versão 104 chega primeiro para os usuários do Release Channel e deve ser expandida para os demais gradualmente. Se a notificação não chegar para automaticamente, é só clicar no menu sanduíche (três traços) > Ajuda > Sobre o Firefox. Basta aguardar a transferência ser concluída e reabrir o navegador para usar o Firefox atualizado.