Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 103 chega com suporte a monitores com 120hz ou mais e legendas no PiP

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2022 às 12h39

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla acaba de lançar a versão 103 do navegador Firefox com foco na melhoria do uso, principalmente voltada para o uso em desktops com monitores de ponta. Esta é uma atualização voltada para aprimorar a experiência em vez de trazer muitos recursos ou renovar visualmente o programa.

O Firefox 103 passará a destacar campos em formulários em PDF para facilitar o preenchimento. Além disso, o programa foi aprimorado para rodar com mais fluidez em monitores com taxas de atualização superiores a 120Hz, bem comuns entre os jogadores.

Continua após a publicidade

Outra novidade é o suporte a legendas no modo Picture-in-Picture (PiP), aquela miniatura no canto da tela, assim você conseguirá assistir a vídeos enquanto navega por outras guias. Isso é bem comum em sites como Funimation, Dailymotion, Tubi e um serviços de streaming que não dispõem de versões dubladas do conteúdo.

Esta nova versão remove a compatibilidade com assinaturas SHA-1 em certificados digitais. A Mozilla explica que o padrão não é mais considerado tão seguro quanto no passado, por isso não faria sentido mantê-la como ferramenta de proteção ao usuário.

Novidades do Firefox 103

No Linux, o Firefox trouxe correções para melhorar o desempenho do WebGL ao executar drivers binários da NVIDIA, assim como o suporte ao VA-API em drivers híbridos. A caixa de seleção para enviar um aviso à Mozilla quando o navegador trava agora está ativada por padrão, como ocorre nos outros sistemas operacionais.

Continua após a publicidade

Uma das mudanças mais esperadas era a chegada do recurso de gestos para mover páginas com os dedos. Embora a Mozilla tenha corrigido um bug relacionado a isso, aparentemente a organização decidiu adiar o lançamento para o Firefox 104, já que este nova versão ainda não possui o suporte. Apesar disso, os botões na barra de ferramentas agora podem ser acessados com as teclas Tab, Shift+Tab e setas.

Quem já tem o Mozilla Firefox instalado deve receber a versão 103 como uma atualização automática a partir desta terça-feira (26). Como de costume, o Linux deve ser beneficiado inicialmente e os demais usuários no Windows e macOS recebem na sequência.