Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox simplifica ainda mais combate a rastreadores de sites e redes sociais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2022 às 17h54

Link copiado!

Reprodução/Ipermela
Reprodução/Ipermela
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla lançou o Firefox 102 na segunda-feira (27), mas um detalhe para impedir o rastreamento da sua navegação acabou passando batido. É que o navegador lanço um recurso para remover automaticamente os parâmetros de consulta de uma string de URL, ou seja, aquele conjunto de letras, números e símbolos que servem para monitorar sua atividade na web.

As strings normalmente aparecem quando você copia um link de um site, mas elas estão presentes em praticamente toda página da web. Esse aglomerado de caracteres que não fazem sentido para os humanos servem para o Google e outros mecanismos saberem de onde você veio, onde clicou e quando saiu de um site.

Continua após a publicidade

Os parâmetros também servem para repassar alguns dados pessoais seus para sites interessados no comportamento do usuário. É possível saber qual seu sistema operacional, o navegador usado e até sua localização aproximada.

O Firefox agora vai permitir que o usuário ative o recurso antirrastreamento para impedir que sigam seus passos online. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra as configurações do navegador;
  2. Clique em "Privacidade e Segurança";
  3. Altere a proteção aprimorada contra rastreamento para "Rigoroso";
  4. Reinicie o navegador para as alterações terem efeito e pronto.

Firefox na luta contra o rastreamento online

Continua após a publicidade

O Firefox 102 avisa que alguns sites podem não funcionar corretamente ao usar a Proteção Avançada contra Rastreamento no modo Rigoroso. Se isso ocorrer, você terá duas opções: voltar para o padrão e acessar normalmente ou abandonar a página.

Em geral, a Mozilla costuma oferecer configurações de privacidade mais restritivas do que os rivais Chrome, Edge e Safari. Na opção restritiva, o programa bloqueia rastreadores de redes sociais, mineradores de criptomoedas, fingerprints (rastreadores de identidade), cookies de sites e outras ferramentas usadas para analisar seu comportamento.

Vale lembrar que o navegador — como todos os outros — ainda é suscetível a phishing, malwares, páginas falsas e outras estratégias usadas por criminosos. Mesmo assim, pode ser uma ótima opção para quem deseja navegar sem tanta gente de olho na sua atividade.