Firefox chega à 100ª versão com um pacotão de novidades

Firefox chega à 100ª versão com um pacotão de novidades

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2022 às 12h39
Mozilla/Divulgação

O Firefox 100 enfim está disponível para download a partir desta segunda (2). O centésimo lançamento do navegador marca a sustentabilidade do programa no segmento, que passou por várias transformações desde 2004, quando foi lançado. A compilação introduz legendas para vídeos em Picture-in-Picture, suporte para aceleração de hardware em vídeos AV1 no Windows e ajustes visuais.

A atualização não é tão grande quanto a de março do ano passado, quando o visual “Proton” foi apresentado ao público geral e renovou toda a cara do Navegador da Raposa. Ainda assim, implementou melhorias importantes em usabilidade e visual, como a nova barra de rolamento no Windows e no Linux.

A atualização introduz uma série de melhorias em usabilidade para o navegador (Imagem: Reprodução/Mozilla)

Tema preferido para web

Uma interessante adição é a seção “aparência do site” do menu de configurações. Nela, o usuário pode definir qual tema preferido — escuro ou claro — na hora de carregar uma página web. O navegador não vai sobrepor o código da página como extensões fazem, mas, se disponível, optará pela paleta escolhida.

As legendas do modo Picture-in-Picture, também implementadas nesta atualização, enfim permitirão acompanhar streaming de vídeo sem precisar do som e proporcionar mais acessibilidade no navegador. A adição é compatível com YouTube, Prime Video, Netflix e sites que usam o formato WebVTT.

O Firefox está em sua 100ª versão (Imagem: Reprodução/Mozilla)

Ainda sobre vídeo, a aceleração de hardware para o formato AV1 foi habilitado no Windows para GPUs AMD RNDA 2 (exceto Navi 24), linha Nvidia GeForce 3000 e chips integrados Intel de 11ª geração. Para funcionar, pode ser necessário instalar a extensão AV1 Video da Microsoft Store.

Correção de bugs

Naturalmente, a atualização também corrigiu um monte de bugs e brechas de segurança. Uma das falhas corrigidas foi a que causava erro no redimensionamento da página web ao maximizá-la no Linux, como destacou o site OMG! Ubuntu!.

O problema do "100"

Ao migrar para uma versão com três dígitos, o Firefox e o Chrome bagunçaram a web. A alteração pode interferir no string "user agent" que, ao carregar uma página, faria o site ler as versões "100" como "10", por serem limitadas em dois caracteres.

Em parceria, os rivais trabalharam numa solução e restaria aos desenvolvedores conferir a compatibilidade com o novo navegador. Páginas antigas e sem suporte, porém, podem ficar para trás.

Baixe o Firefox 100

A partir desta terça (3), a atualização do Firefox já é distribuída de forma automática para os usuários. Se ainda não chegou, vale conferir se há updates disponíveis para download abrindo o programa e indo em Ajuda > Sobre o Firefox.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.