/i459351.png)
Firefox 98 é lançado com melhoria nos downloads e inicialização rápida
O Mozilla Firefox 98 foi lançado nesta segunda-feira (8) para entregar mais um conjunto de mudanças bem sutis, tal qual ocorreu nas versões mais recentes. O foco da atualização são pequenas melhorias, ajustes no desempenho e ganhos na segurança.
- Mozilla lança Firefox 97 com 18 temas personalizados a menos e ajustes pontuais
- Mozilla aposenta versão do Firefox em realidade virtual
A principal novidade é o chamado fluxo de download otimizado, que muda algumas coisas clássicas (e desagradáveis) do navegador ao transferir arquivos. Agora, o programa não pergunta mais o que fazer quando você baixa um arquivo. Nas versões antigas, uma janela aparecia para que o usuário decidisse se quer abrir o arquivo ou salvá-lo em disco.
/i568923.jpeg)
O Firefox 98 baixa tudo automaticamente para a sua pasta especificada nas configurações do sistema, sem necessidade da intervenção humana no processo. Isso torna tudo mais ágil, mas pode desagradar algumas pessoas, por isso dá para reverter a configurações para a ação manual.
Outra melhoria é a possibilidade de excluir arquivos baixados pelo no painel de downloads. Pelo modelo antigo, a pessoa precisava abrir a janela, clicar na opção para abrir a pasta de destino, encontrar o arquivo e deletá-lo manualmente.
Mais mudanças do Firefox 98
A atualização promete melhorar o carregamento de add-ons durante a inicialização com um recurso de bloqueio chamado webRequest. De acordo com a Mozilla, as requisições sem bloqueio do webRequest causam uma inicialização antecipada de complementos, o que afetava o tempo de abertura do Firefox. Com a correção, espera-se que o carregamento do programa seja mais rápido e otimizado.
Versões Linux do navegador não terão o suporte Wayland habilitado por padrão, por isso será necessário ativá-lo. Por enquanto, ainda não é uma boa escolha, porque os desenvolvedores atuam para melhorá-lo, mas dá para testar e ver como as coisas estão. Se este for o caso, o mais recomendado é baixar a versão recente do Firefox Nightly (versão de testes do navegador) para rodar a novidade em primeira mão.
O Firefox 98 pode ser transferido direto do site oficial da Mozilla ou atualizado a partir do menu Ajuda > Sobre o Firefox. Alguns usuários receberão a notificação para migrar automaticamente, portanto é só aguardar um pouco mais para desfrutar do novo navegador da Mozilla.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.