Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 98 é lançado com melhoria nos downloads e inicialização rápida

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 10h53

Link copiado!

Mozilla/Divulgação
Mozilla/Divulgação
Tudo sobre Mozilla

O Mozilla Firefox 98 foi lançado nesta segunda-feira (8) para entregar mais um conjunto de mudanças bem sutis, tal qual ocorreu nas versões mais recentes. O foco da atualização são pequenas melhorias, ajustes no desempenho e ganhos na segurança.

A principal novidade é o chamado fluxo de download otimizado, que muda algumas coisas clássicas (e desagradáveis) do navegador ao transferir arquivos. Agora, o programa não pergunta mais o que fazer quando você baixa um arquivo. Nas versões antigas, uma janela aparecia para que o usuário decidisse se quer abrir o arquivo ou salvá-lo em disco.

Continua após a publicidade

O Firefox 98 baixa tudo automaticamente para a sua pasta especificada nas configurações do sistema, sem necessidade da intervenção humana no processo. Isso torna tudo mais ágil, mas pode desagradar algumas pessoas, por isso dá para reverter a configurações para a ação manual.

Outra melhoria é a possibilidade de excluir arquivos baixados pelo no painel de downloads. Pelo modelo antigo, a pessoa precisava abrir a janela, clicar na opção para abrir a pasta de destino, encontrar o arquivo e deletá-lo manualmente.

Mais mudanças do Firefox 98

A atualização promete melhorar o carregamento de add-ons durante a inicialização com um recurso de bloqueio chamado webRequest. De acordo com a Mozilla, as requisições sem bloqueio do webRequest causam uma inicialização antecipada de complementos, o que afetava o tempo de abertura do Firefox. Com a correção, espera-se que o carregamento do programa seja mais rápido e otimizado.

Continua após a publicidade

Versões Linux do navegador não terão o suporte Wayland habilitado por padrão, por isso será necessário ativá-lo. Por enquanto, ainda não é uma boa escolha, porque os desenvolvedores atuam para melhorá-lo, mas dá para testar e ver como as coisas estão. Se este for o caso, o mais recomendado é baixar a versão recente do Firefox Nightly (versão de testes do navegador) para rodar a novidade em primeira mão.

O Firefox 98 pode ser transferido direto do site oficial da Mozilla ou atualizado a partir do menu Ajuda > Sobre o Firefox. Alguns usuários receberão a notificação para migrar automaticamente, portanto é só aguardar um pouco mais para desfrutar do novo navegador da Mozilla.

Fonte: Mozilla, 9to5Linux