Firefox chega à 100ª versão com um pacotão de novidades
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Firefox 100 enfim está disponível para download a partir desta segunda (2). O centésimo lançamento do navegador marca a sustentabilidade do programa no segmento, que passou por várias transformações desde 2004, quando foi lançado. A compilação introduz legendas para vídeos em Picture-in-Picture, suporte para aceleração de hardware em vídeos AV1 no Windows e ajustes visuais.
- Firefox barra mecanismos de busca da Rússia para evitar desinformação
- Firefox 98 é lançado com melhoria nos downloads e inicialização rápida
A atualização não é tão grande quanto a de março do ano passado, quando o visual “Proton” foi apresentado ao público geral e renovou toda a cara do Navegador da Raposa. Ainda assim, implementou melhorias importantes em usabilidade e visual, como a nova barra de rolamento no Windows e no Linux.
Tema preferido para web
Uma interessante adição é a seção “aparência do site” do menu de configurações. Nela, o usuário pode definir qual tema preferido — escuro ou claro — na hora de carregar uma página web. O navegador não vai sobrepor o código da página como extensões fazem, mas, se disponível, optará pela paleta escolhida.
As legendas do modo Picture-in-Picture, também implementadas nesta atualização, enfim permitirão acompanhar streaming de vídeo sem precisar do som e proporcionar mais acessibilidade no navegador. A adição é compatível com YouTube, Prime Video, Netflix e sites que usam o formato WebVTT.
Ainda sobre vídeo, a aceleração de hardware para o formato AV1 foi habilitado no Windows para GPUs AMD RNDA 2 (exceto Navi 24), linha Nvidia GeForce 3000 e chips integrados Intel de 11ª geração. Para funcionar, pode ser necessário instalar a extensão AV1 Video da Microsoft Store.
Correção de bugs
Naturalmente, a atualização também corrigiu um monte de bugs e brechas de segurança. Uma das falhas corrigidas foi a que causava erro no redimensionamento da página web ao maximizá-la no Linux, como destacou o site OMG! Ubuntu!.
O problema do "100"
Ao migrar para uma versão com três dígitos, o Firefox e o Chrome bagunçaram a web. A alteração pode interferir no string "user agent" que, ao carregar uma página, faria o site ler as versões "100" como "10", por serem limitadas em dois caracteres.
Em parceria, os rivais trabalharam numa solução e restaria aos desenvolvedores conferir a compatibilidade com o novo navegador. Páginas antigas e sem suporte, porém, podem ficar para trás.
Baixe o Firefox 100
A partir desta terça (3), a atualização do Firefox já é distribuída de forma automática para os usuários. Se ainda não chegou, vale conferir se há updates disponíveis para download abrindo o programa e indo em Ajuda > Sobre o Firefox.