Firefox aposenta recurso clássico que quase ninguém usa mais

Firefox aposenta recurso clássico que quase ninguém usa mais

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Julho de 2021 às 16h13
Divulgação/Mozilla

Para quem se assustou com o fim do suporte a links em FTP no Google Chrome 88, deve ter se decepcionado quando a Mozilla anunciou planos de seguir pelo mesmo caminho. Em abril, a empresa declarou que encerraria o suporte ao formato também no Firefox 90.

Agora, a promessa se tornou realidade. O novo navegador decreta a morte oficial do FTP e traz consigo pequenas mudanças para oferecer uma experiência mais estável. Diferentemente da versão anterior, que trouxe impactantes aprimoramentos na interface e reformulação na iconografia, este lançamento é mais discreto.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na parte visual, o que chama a atenção é a notificação de aviso sobre navegador padrão, que agora se assemelha mais a um banner, e o menu de configurações. De resto, a aparência continua com a experiência mais limpa e quase sem ícones, herdada da versão anterior.

Há também uma opção para salvar seus cartões de crédito mais usados no navegador e assim agilizar na hora do pagamento. Por enquanto, dá para colocar vários deles, mas não existe uma opção de renomeá-los, o que facilitaria a localização para quem usa mais de um.

Fim já anunciado

Não chega a ser uma surpresa o fim do protocolo FTP. O navegador deixou de oferecer suporte para o protocolo de transferência de arquivos já no Firefox 88, embora fosse possível reativá-lo manualmente. Na versão 90, contudo, isso não é mais possível, porque todos os códigos foram definitivamente excluídos.

A única forma de acessar servidores FTP em desktops é por meio de um programa exclusivo para esse fim, como o FileZilla e o WinSCP. Para usuários do Android, o jeito é procurar por algum app capaz de completar esse tipo de conexão.

A transferência via FTP no Firefox ocorria por essa tela aí (Imagem: Reprodução/ZDNet)

O formato já é considerado morto pela indústria há bastante tempo pela falta de criptografia. O FTP, criado na década de 1970, não tem suporte a mecanismos de segurança, por isso começou a cair em desuso e hoje é pouquíssimo empregado, mesmo por sites ou sistemas mais antigos.

O novo Firefox 90 já está disponível na Play Store para alguns usuários, mas não de forma ampla. Você pode tentar atualizá-lo pelo caminho Ajuda > Sobre o Firefox, se já for usuário. Se ainda não está visualizando, é só aguardar mais um pouco até que a nova versão seja liberada.

Vai atualizar seu Firefox para a nova versão? Acredita que o FTP vai fazer falta? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.