Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla anuncia fim do Firefox Lite; descubra o motivo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2021 às 12h05

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

Com o passar dos anos e as constantes atualizações, os aplicativos tendem a crescer e ocupar cada vez mais espaço de armazenamento. Em geral, as novas funcionalidades compensam esse inchaço, mas elas também podem prejudicar o desempenho em dispositivos mais modestos.

Empresas como a Mozilla, então, apostam em versões "lite" para atender a sua imensa base de usuários, mesmo aqueles que não têm configurações tão parrudas. Foi o caso do Firefox Lite, projetado para ser uma versão simplificada do navegador para mercados selecionados. Só que, por algum motivo não revelado, o navegador foi descontinuado em 30 de junho.

Continua após a publicidade

O programa foi chamado inicialmente de Firefox Rocket e tinha como público-alvo a Indonésia. Lançado em 2017 e com foco em execução rápida, seu trunfo era o menor uso de dados, o que favorecia a utilização com internet móvel. Um ano depois, a Mozilla mudou o nome para Firefox Lite e assim tornou mais claro o objetivo do app.

De lá para cá, tal qual o irmão mais velho, o Firefox Lite também começou a ser demasiado inchado, fazendo com que perdesse a leveza da sua proposta inicial, e o programa começou a ser criticado após adicionar anúncios nas notificações e na página de “Nova guia”.

Só o Firefox basta

O comunicado oficial da Mozilla sobre a descontinuação diz que o aplicativo padrão do Firefox foi criado para ser rápido o suficiente a ponto de tornar a versão Lite obsoleta. A verdade, no entanto, é que pode não fazer sentido manter uma opção mais “leve” que não tem nada de "lite".

Continua após a publicidade

Usuários poderão continuar usando o aplicativo, já que ele permanecerá nos dispositivos, porém, com o fim do suporte, ele não receberá mais nenhuma atualização e deve ser removido das lojas oficiais de apps. Assim, se você gosta do Firefox Lite, mantenha-o sempre instalado no seu celular; caso contrário pode não ser mais possível obtê-lo.

Ao longo da sua curta vida, a versão Lite atingiu a marca de 5 milhões de downloads, cerca de metade do total obtido pelo aplicativo oficial. Isso mostra que ele foi um sucesso, apesar de tudo, e ajudou a fortalecer a marca da Mozilla nos últimos quatro anos.

Você pretende continuar usando o Firefox Lite ou deve migrar para a versão original? Deixe suas impressões sobre o navegador nos comentários.

Fonte: Mozilla