Publicidade

Firefox deixará de oferecer suporte para o protocolo FTP em nova atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Abril de 2021 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

O Google abandonou o suporte para links de FTP com a chegada do Chrome 88, em janeiro deste ano. Para aqueles que correram para o Firefox como alternativa, há uma notícia nada boa: a Mozilla anunciou que fará a mesma coisa.

O Firefox 88 (curioso, não?) também começará a reduzir as opções de compatibilidade com links de FTP já a partir do dia 19 de abril. A remoção completa do suporte deve ser concluída com o lançamento do Firefox 90, marcado para junho. A promessa era de finalizar o suporte no ano passado, mas a Mozilla decidiu prorrogar esse prazo devido ao início da pandemia da COVID-19.

Se, por algum motivo, você é obrigado a usar o Firefox para essa finalidade, a recomendação é de não atualizá-lo. Isso porque agora será necessária a utilização de aplicativos externos que possibilitem o acesso, como o FileZilla, o WinSCP ou similares, ou de extensões que façam a leitura desse tipo de comunicação.

Continua após a publicidade

A razão para o abandono é a falta de criptografia nesse tipo de protocolo, o que gerou uma drástica redução no seu uso com o passar dos anos. A remoção do suporte ao link de FTP já está presente nas versões de teste do Firefox, como o Nightly e o Beta.

Além da novidade, o novo Firefox deve corrigir um bug que ocorria durante a reprodução de vídeo em tela cheia ou modo imagem. Deve também mover o recurso “Obter uma captura de tela” do menu de ações da página, na barra de URL, para um ícone normal, o qual os usuários poderão adicionar à barra de ferramentas no menu de personalização.

O que é FTP

Continua após a publicidade

O FTP (File Transfer Protocol) era um sistema de transferência de arquivos bastante popular nas décadas passadas. Ele era usado para subir conteúdos para servidores onde os sites eram hospedados ou entre computadores em uma mesma rede. Tinha como vantagem a possibilidade de enviar vários arquivos simultâneos, o que agilizava muito a vida de quem criava sites, por exemplo.

Com o fortalecimento dos sistemas em nuvem e a necessidade de aprimorar a segurança digital, novas tecnologias de transferência passaram a incorporar técnicas de criptografia para embaralhar as informações. Assim, mesmo que alguém intercepte a comunicação, não vai conseguir compreender o seu conteúdo.

Só que o FTP, criado na década de 1970, não tem suporte a esses mecanismos de segurança. Em razão disso, começou a cair em desuso e hoje é pouquíssimo utilizado, mesmo por sites e sistemas mais antigos. Com o fim do suporte dos browsers mais populares do mercado, a tendência é que o protocolo possa, enfim, descansar em paz.

Fonte: XDA-Developers