Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 89 Proton chega com visual mais limpo e novos recursos de navegação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Junho de 2021 às 12h40

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

O novo Firefox Proton já está entre nós: a Mozilla acabou de liberar uma atualização para a versão 89 do seu navegador. Segundo a empresa, tudo foi modernizado para tornar a experiência mais limpa e convidativa — além das tradicionais correções de bugs e melhorias necessárias.

A nova versão trouxe uma série de mudanças visuais, como ícones mais claros, uma nova paleta de cores e a barra de ferramentas renovada, com enfoque apenas nos itens usados com mais frequência. Tudo que era pouco utilizado pelos usuários foi removido para deixar a aparência mais limpa, sem distrações.

Continua após a publicidade

Ainda na parte visual, as janelas de avisos sofreram mudanças notáveis, como botões menores e uma aparência mais arredondada. Os textos estão bem mais curtos, direto ao ponto, o que é um aspecto positivo. 

O novo design das guias flutuantes contêm mais informações, como indicadores visuais para revelar áudio e vídeo em produção. A aparência mais arredondada e um pouco maior do que antes oferece melhor visualização e mais facilidade na hora de organizar as abas.

O conteúdo do menu foi reorganizado e também priorizado de acordo com o uso. Alguns nomes foram atualizados e os pequenos ícones foram removidos, um problema para quem se guiava por eles. As opções de contexto também seguiram o mesmo padrão, com adição de entradas úteis, como a possibilidade de fazer uma captura de tela apenas com um clique

Continua após a publicidade

Usuários do macOS terão suporte ao chamado zoom inteligente: toque duas vezes com dois dedos no trackpad ou com um único dedo no Magic Mouse para ampliar o conteúdo abaixo de seu cursor em foco.

Mais segurança contra rastreamento

Esta versão também inclui melhorias de privacidade, típicas da Mozilla. Segundo a empresa, a navegação privada agora conta com o Total Cookie Protection, que confina os cookies apenas no site onde foram criados, sem a possibilidade de que outras páginas usem esses dados para rastrear suas atividades.

Continua após a publicidade

A Mozilla chama este projeto de renovação total de Firefox Proton. O lançamento havia sido adiado em duas ocasiões nos últimos meses, tendo o dia 1° de junho como última remarcação. Agora, o navegador chega finalmente a todos os usuários após meses de hiato.

No fim da semana passada, a versão 89 foi lançada para Android. O browser para celular também passou por uma repaginada de ícones e menus, o que o deu uma aparência um pouco mais moderna em relação à versão anterior, apesar de ainda continuar sem suporte ilimitado a extensões.

Fonte: Mozilla