Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox Proton com interface remodelada já tem data para chegar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2021 às 17h45

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

Nesta terça-feira (18), o Firefox anunciou por meio das redes sociais que uma nova versão do navegador está por vir. Sem dar muitos detalhes sobre as novidades, a Mozilla relembra as várias fases vividas pelo app e antecipa que “um novíssimo Firefox para desktop e mobile” chegará no dia 1° de junho.

“Você não dura 20 anos como navegador sem implementar melhorias ao longo do caminho”, diz a publicação. No breve vídeo, a companhia passa imagens de toda a trajetória do programa, desde a sua versão para Windows XP até chegar à mais recente, terminando com a frase “as coisas vão ficar um pouco diferentes em 2021”.

Continua após a publicidade

Em abril, a Mozilla adiou o lançamento do Firefox 89 em duas semanas, remarcando-o para 1° de junho deste ano. Coincidentemente, este será o mesmo dia em que o “novo Firefox” seria lançado.

Proton, é você?

O anúncio misterioso pode ser a aguardada versão Proton, flagrada em março deste ano. A reconstrução do browser introduziria uma nova experiência de navegação, com visual totalmente refeito — mais sóbrio e extremamente discreto, desde a barra de endereços ao menu hambúrguer, posicionado no canto superior direito.

Continua após a publicidade

Vários elementos do navegador mudariam no processo, incluindo a divisão de guias em formato de “caixinhas” e a personalização de itens na barra superior. Entretanto, poucas informações sobre a reformulação foram divulgadas e até mesmo a versão de testes não incluía o novo visual habilitado por padrão.

O tempo extra garantido pelo adiamento reforça a suspeita de que se trata do Proton. Por ser de uma mudança maior, a Mozilla precisaria de mais tempo para minimizar a quantidade de bugs no lançamento e evitar correções feita às pressas.

Alterações mais profundas e a versão mobile (para celulares e tablets) devem ser mostradas em detalhes no dia da apresentação. Por enquanto, sabe-se que a atualização chegará para Windows, Ubuntu e macOS.

Fonte: Firefox (Twitter)