Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programa apita sempre que um dado do seu PC é enviado ao Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 12h15

Link copiado!

Pawel Czerwinski/Unsplash
Pawel Czerwinski/Unsplash
Tudo sobre Google

Um desenvolvedor curioso criou um programa que emite sons toda vez que o seu computador envia dados para o Google. Chamado “Googerteller”, o aplicativo faz sons de "bip" sempre que o sistema compartilha informações com a Gigante das Pesquisas — e, como você já deve imaginar, ele faz barulho o tempo inteiro.

A criação do programador Bert Hubert é bem simples e funciona exclusivamente no Linux. Em uma demonstração compartilhada no Twitter, o desenvolvedor mostra que cada caractere inserido na barra de endereços é enviado para os servidores do Google — provavelmente, para fornecer sugestões de autopreenchimento —, depois, todos os cliques no site do governo da Holanda também são compartilhados com a empresa, possivelmente para gerar percepções sobre os padrões de navegação para o Google Analytics.

Continua após a publicidade

Para monitorar o compartilhamento de dados, o programa de Hubert avalia o envio de pacotes para uma série de endereços IP de serviços do Google (divulgados publicamente pela empresa). Em todo momento em que o computador estabelece conexão com um desses endereços, o programa apita, seja durante a navegação convencional no navegador ou durante o uso de programas instalados na máquina.

Google de olho em tudo

Hubert ressalta que o compartilhamento excessivo de dados não acontece somente no Chrome, mas também no Firefox. Supostamente, essas informações seriam coletadas para aprimorar a experiência do usuário com os serviços da empresa, mas é possível que também sirvam para refinar o direcionamento de publicidade.

O programa de Hubert está disponível para download gratuito no GitHub, caso você tenha curiosidade em experimentá-lo. Infelizmente, não existe uma versão com suporte para Windows.

Continua após a publicidade

Se com programas do Google instalados no computador a situação é alarmante, imagine no uso cotidiano do Android, sistema operacional totalmente integrado ao ecossistema Google. Prova de que a empresa está atenta aos movimentos dos usuários foi a situação vivida pelo engenheiro norte-americano Mark, que teve sua conta Google banida por tempo indeterminado ao fotografar o filho para enviar ao pediatra.