Facebook revela vídeo com Pelé e Zuckerberg para celebrar WhatsApp Pay no Brasil

Facebook revela vídeo com Pelé e Zuckerberg para celebrar WhatsApp Pay no Brasil

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2021 às 17h05
Arivera/Pixabay

O Facebook anunciou que, nesta terça-feira (29), a função de transferência de dinheiro pelo WhatsApp está disponível para todos os usuários do Brasil. Alvo de desconfiança pelos brasileiros, a ferramenta permite envio e recebimento de dinheiro entre usuários que cadastram no app cartão de crédito ou conta bancária de qualquer instituição parceira.

Para comemorar o marco e promover o recurso, Mark Zuckerberg bateu um papo diretamente com Rei Pelé. O executivo, chamado por Pelé de "Rei do Zapzap", conta na conversa que transferir dinheiro para amigos e familiares é tão simples quanto enviar fotos, vídeos ou mensagens. Uma vez que os dados bancários foram fornecidos, resta só selecionar o ícone de transferências, determinar o valor e efetuar o pagamento.

As transferências são protegidas por várias camadas de segurança, incluindo um PIN do Facebook Pay que o usuário precisa elaborar no momento do cadastro do cartão. A biometria do aparelho também pode ser utilizada como método de autenticação. Os pagamentos via WhatsApp não têm nenhuma taxa.

Recepção turbulenta

O WhatsApp Pay chegou forma definitiva somente em maio deste ano, após a liberação formal do Banco Central do Brasil (BC). O anúncio do serviço, no entanto, aconteceu no ano passado, mas foi sua estreia foi suspensa por ordem de autoridades locais para avaliação do mecanismo e de qual seria o seu impacto no segmento de transferências monetárias no país.

Quando lançou de vez, porém, o serviço já não teve o mesmo impacto entre os usuários. Pesquisas recentes mostram que cerca de 60% dos brasileiros não usariam o WhatsApp Pay por não o considerarem seguro.

Ainda que desconfiem da plataforma, um levantamento da Visa Consulting & Analytics aponta o crescimento de 78% em transferências com cartões Visa entre a primeira e a última semana de maio. As localidades com maiores tíquetes de transações são Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

E aí, canaltecher, você já cadastrou seus dados e vai usar o WhatsApp Pay? Qual sua experiência com a transferências digitais até agora? Deixe suas impressões logo abaixo, no campo de comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.