Facebook encontra um plano para driblar taxas de 30% da Apple
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Novembro de 2021 às 19h16
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, explicou que pretende trilhar um caminho específico para contornar as taxas de 30% cobradas pela App Store em cada transação realizada no iOS. A empresa proprietária do Facebook pretende usar essa estratégia para permitir aos criadores reter mais dinheiro de suas assinaturas na plataforma de metaverso.
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Em um post publicado na sua rede social, Zuckerberg disse estar focado em encontrar uma solução para evitar essa taxação, pois ela poderia prejudicar o modelo de assinatura pensado pela companhia. A ideia é entregar um link promocional para os criadores: quando a pessoa se inscrever por ele, terá todo o dinheiro arrecadado direcionado para si, com desconto apenas dos impostos cabíveis.
O executivo garantiu que os criadores terão novas formas de compreender melhor o seu público graças a um conjunto novos de dados, como a possibilidade de baixar endereços de e-mail de cada assinante. Embora isso seja excelente para o produtor de conteúdo, trata-se de uma prática que deve desagradar muita gente, porque elevaria o volume de mensagens na caixa de entrada das pessoas.
A Meta teria separado cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) para repassar aos criadores de conteúdo na forma de um programa de bônus. Esse formato já é adotado com sucesso por outras empresas para impulsionar a entrada de usuários, como o TikTok e o Kwai, e poderia fortalecer o metaverso no momento do seu lançamento.
Taxação é considerada alta
Não é novidade que o Facebook, e outras empresas de mídia, tentem contornar a taxação da App Store, que cobra entre 15 e 30% de comissão sobre as transações da App Store feitas sobre as compras realizadas via iOS. Todo programa baixado na loja virtual da Maçã acaba sujeito a essa taxação se vender assinaturas, complementos ou adicionais, o que eleva o valor pago pelo usuário e reduz o lucro dos desenvolvedores.
Outro ponto de conflito da criadora do iPhone com a gigante das mídias sociais foi sobre a mudança na política de rastreamento de usuários, responsáveis por um prejuízo bastante considerável da empresa nos últimos meses. O App Tracking Transparency (ATT) teria custado R$ 55 bilhões para mídias sociais, com Facebook e Snapchat os mais prejudicados no segmento.
Ainda não há detalhes técnicos de como esse novo recurso será implantado, afinal a Apple não costuma ser compassiva com estratégias para burlar seu sistema. No geral, quem tenta sabotar o mecanismo deles sofre sanções e até banimento da plataforma, como ocorreu com a Epic Games e o game Fortnite. O jeito é aguardar por mais novidades oficiais para entender se a meta da Meta será alcançada.
Fonte: Mark Zuckerberg