Publicidade

Excel lança recurso que acaba com decoreba de fórmulas

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou uma melhoria no preenchimento automático do Excel para facilitar a inclusão de fórmulas. Com a mudança, o aplicativo passará a fazer sugestões de cálculos conforme o contexto da planilha, sem que você precise digitar manualmente os comandos.

O recurso lembra o autocomplemento da Pesquisa do Google: é só digitar o sinal de igual (=) em uma célula para o Excel sugerir algumas opções inteligentes. Esse sistema considera os arredores da célula para sugerir a soma de um intervalo ou a média de uma tabela de evolução mensal, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo os desenvolvedores, por enquanto, o recurso funciona apenas em inglês e deve sugerir fórmulas mais simples como soma, subtração, divisão, média e multiplicação. A parte interessante é que as sugestões devem englobar também os possíveis intervalos, geralmente inseridos em uma mesma coluna ou linha.

Vale lembrar que a novidade é exclusiva do Excel para Web, portanto não espere usá-la no programa instalado no computador por enquanto. O gerenciador de planilhas pode ser acessado por qualquer pessoa pelo navegador, inclusive via celular, logo todos poderão desfrutar da novidade.

Embora seja algo inédito na Microsoft, a sugestão de fórmulas já existia no rival Google Planilhas há algum tempo. O Excel até tinha uma funcionalidade que otimizava a realização de cálculos, chamada AutoSoma, mas ela não era tão precisa e exigia a marcação da área desejada.

Reprodução sugerida de padrões

Outro recurso anunciado pela empresa é o Formula By Example, cuja funcionalidade otimiza a criação de colunas novas com dados de outras. Sempre que o serviço detecta um padrão, quando você está combinando informações de células anteriores, será recomendado o preenchimento automático da coluna seguindo o mesmo estilo.

É meio difícil de explicar na teoria o funcionamento, mas esse vídeo acima da Microsoft deixa bem clara a mecânica. A ferramenta deve economizar um tempão do usuário digitando coisas repetidamente.

Trazendo isso para um exemplo concreto: imagine que você tem uma coluna com o preço do produto e outra com a quantidade de vendas. A meta é descobrir quanto cada produto impactou no faturamento do final do mês. Ao preencher duas ou três células com o cálculo de multiplicação (preço do produto x quantidade vendida), o Excel identificará o padrão e o sugerirá para todas as células seguintes daquela coluna.

Continua após a publicidade

Pode parecer algo básico quando você tem três ou quatro linhas, mas imagine em planilhas com centenas ou milhares de entradas? Com poucas inserções manuais, o usuário poderá preencher tudo muito rapidamente.

Quando chegam os facilitadores de fórmulas do Excel?

Embora ambos os recursos tenham sido marcados como lançados pela Microsoft, a distribuição ocorre de maneira gradual para os usuários. Isso significa que é preciso aguardar mais alguns dias, caso tais novidades não estejam disponíveis na sua conta.

Recentemente, o aplicativo de planilhas e tabelas da Microsoft passou a suportar a inserção de imagens dentro de células. Essa novidade abriu mais possibilidades para o usuário criar relatórios e análises de maneira mais visual, com o apoio de artes e fotografias.

Continua após a publicidade

No dia 30 de junho, a empresa encerrou o suporte ao "Dinheiro no Excel", modelo de planilha personalizada para gerenciamento de finanças pessoais. Não foi dada uma justificativa oficial para a medida, mas é provável que a falta de uso tenha sido um motivador.