Publicidade

Emulador de Nintendo Switch Yuzu ganha versão para Android

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Erik Mclean/Unsplash
Erik Mclean/Unsplash

O emulador de Nintendo Switch Yuzu foi lançado para celulares Android na terça-feira (30). Com isso, os jogadores poderão rodar games do console híbrido nos seus aparelhos móveis quando estiverem fora de casa, apesar de essa ser uma prática bastante combatida pela Nintendo.

O programa está em uma fase de testes de desenvolvimento, portanto ainda é incapaz de rodar todos os jogos. Recursos como multiplayer em LAN/LDN, perfis de entrada e TAS também não estão disponíveis.

“Por enquanto, queremos nos concentrar na compatibilidade e no desempenho, pois a execução de uma emulação de ponta em um hardware Android típico apresenta vários desafios”, explicaram os desenvolvedores CaptV0rt3x e GoldenX86 no blog oficial do Yuzu.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Rodar o Switch no celular é um desafio

É preciso ter um smartphone bastante parrudo para aguentar a emulação: um chip Snapdragon 865 — presente em celulares topo de linha lançados após 2020 — ou superior, 8 GB de memória RAM e Android 11 são requisitos mínimos.

Diante das limitações, o processo de emulação parece estar bem avançado para vários games. The Legend of Zelda: Skyward Sword HD e Donkey Kong Country: Tropical Freeze, por exemplo, parecem rodar a 60 fps. Já outros títulos mais recentes, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom podem ficar na faixa dos 20 fps, o que pode prejudicar a experiência.

O Yuzu terá duas versões básicas no Android: uma versão regular e outra de acesso antecipado. Esta última deve conter recursos experimentais e mais avançados que podem chegar futuramente em um “app premium” pago.

Emulador de Switch para Android

O emulador vai exigir o processo de dump das chaves de segurança de um console desbloqueado para o armazenamento do celular.

Continua após a publicidade

O Yazu oferece suporte a controles por toque na tela ou dispositivos externos via Bluetooth. Controles sem fio do PlayStation 5, Xbox e Nintendo Switch são compatíveis.

A promessa dos criadores é de melhorar o aplicativo para que mais aparelhos possam rodar os games. Usuários com conhecimento em programação podem ajudar no desenvolvimento por meio do canal oficial do projeto no Discord.

Nintendo vs. emulação

Continua após a publicidade

Vale destacar que a Nintendo tem uma política consistente de combate contra emulação, com um longo histórico de processar pessoas envolvidas nesse processo — desenvolvedores e mantenedores de sites que compartilham ROMs.