Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo vence processo contra site de ROMs e leva US$ 12 milhões

Por| 13 de Novembro de 2018 às 11h23

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo leva a sério a sua posição de linha dura contra distribuidores não-licenciados de seus jogos antigos. O caso mais recente que serve de exemplo prático dessa política é o casal Jacob Mathias e sua esposa (seu nome não foi divulgado), que gerenciavam e operavam os sites Love ROMs e Love Retro. Ambos distribuíam ilegalmente, via download, ROMs de jogos antigos da Big N.

Em uma decisão judicial decorrente de processo movido pela publisher japonesa na corte do Arizona, onde o casal reside, as autoridades decidiram em favor da Nintendo, sentenciando o casal a pagar US$ 12,2 milhões em “danos irreparáveis” relacionados à prática criminosa de violação de direitos autorais. O casal, que desde o início do processo buscou acordos ao invés de uma disputa direta com a gigante dos games, acatou a decisão sem apelo. Mais além, a injunção judicial proíbe o casal de executar ou distribuir quaisquer ROMs e emuladores da Nintendo que porventura tenham em posse, e o que tiverem disso deverá ser entregue, a custo do próprio bolso.

É seguro dizer que o casal, membro da classe média do estado do Arizona, não dispõe deste valor e que a Nintendo acabe aceitando uma multa bem menor. O motivo para cifras tão altas, porém, pode ser mais “público”: a empresa pode estar tentando colocá-los como exemplo — “se você piratear nossos jogos, nós vamos atrás de você”.

Continua após a publicidade

A documentação ainda precisa da assinatura de um juiz do estado, mas, considerando que ambos os lados concordaram com a sentença, isso não deve demorar a acontecer.

Fonte: Torrent Freak