Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em breve, você poderá pedir coisas ao Google Assistente sem dizer "Ok, Google"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2021 às 13h13

Link copiado!

Bence Boros/Unsplash
Bence Boros/Unsplash
Tudo sobre Google

Em abril, o Canaltech noticiou que o Google Assistente seria capaz de dispensar a chamada “Ok, Google” por frases-chave para atender demandas pontuais, como desligar alarme, configurar alertas e perguntar as horas, por exemplo. Agora, descobertas no código do app mostram que a novidade está mais próxima de ser lançada.

O site 9to5Google vasculhou a mais recente versão do Assistente e descobriu que as “Quick phrases” (“frases rápidas”, em português) estão em preparação para o público geral. Ao ser habilitada no app, a ferramenta libera uma seção inteira para configurar os atalhos de voz, mas boa parte das funções anexadas ainda é identificada por codinomes — com o termo “salsas” correspondendo a “tarefas específicas”, por exemplo.

Continua após a publicidade

Assim como previsto meses atrás, os comandos rápidos não seriam capazes de fazer tarefas muito complexas, mas adiantariam a interação com o Google Assistente. “Configurar alarme para 7 horas da manhã”, “cancelar alarme”, “que horas são?” e “ligar luzes” seriam algumas das solicitações permitidas pelo atalho, já que o próprio app sugere essas opções.

Conforme mostra o aplicativo, as solicitações dependeriam do reconhecimento de voz integrado ao Google Assistente e poderiam ser escolhidas individualmente pelo usuário. “Escolha qualquer uma das opções de salsas [tarefas] abaixo. Salsas [tarefas] que você escolher funcionarão somente com você”, informa o app, que anexa a função “Melhorar reconhecimento de voz” ao aviso.

Disponível só no celular, por enquanto

Não está claro se somente uma pessoa da casa poderia utilizar o atalho ou se o assistente seria inteligente o bastante para separar as solicitações. Além disso, falas acidentais iguais aos comandos rápidos devem render interações indesejadas com o assistente, então é bom ter isso em mente antes de ativar vários atalhos ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

A descoberta sugere também que a função não estaria disponível para caixas de som inteligentes por enquanto, funcionando apenas no celular. Contudo, a expectativa é de que a novidade também alcance os dispositivos inteligentes do Google no futuro.

Até agora, não há previsão para lançamento das frases rápidas do Assistente. A preparação no aplicativo indica que o desenvolvimento está bem avançado, mas que detalhes precisam ser corrigidos (e os codinomes devidamente trocados). Resta aguardar por anúncios do Google para conferir a adição.

Fonte: 9to5Google