Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em breve você poderá desativar HDR na Netflix para Android

Por| 01 de Junho de 2024 às 08h55

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Netflix

Assistir vídeos com imagens em HDR (alto alcance dinâmico, em inglês) geralmente é muito bom, com cores vívidas que saltam aos olhos, cenas bem balanceadas entre as áreas claras e escuras, e maior imersão devido ao alto brilho. Porém, não é incomum encontrar casos onde tudo dá errado e o que era para ser positivo acaba se tornando um problema com imagens de cores distorcidas ou dispositivos incompatíveis, e a Netflix pelo visto está bolando um jeito de ajudar nesses casos.

Segundo uma investigação feita pelo portal Android Authority em parceria com o informante AssembleDebug na versão 8.117.0 build 3 50695 beta do APK (arquivo de instalação do Android) da Netflix, foram encontradas evidências da presença de um botão para alternar os vídeos entre modo HDR e SDR (alcance dinâmico padrão). Isso permitiria que usuários do app para Android mudassem livremente entre os modos de vídeo, de acordo com sua própria experiência e preferência.

Os códigos descobertos incluem instruções como "permitir selecionar faixa de streaming HDR/SDR" e "botão adicional de alternância HDR/SDR para streaming". Ainda não se sabe se o comando seria incluído dentro do menu de configurações do app ou diretamente na tela de streaming, como acontece com opções para troca de faixa de áudio e legenda.

Continua após a publicidade

Problemas com HDR na Netflix

Não é de hoje que usuários reclamam de problemas envolvendo a reprodução de conteúdo em HDR em dispositivos móveis. Além da já mencionada distorção de cores que é vista em modelos das mais variadas marcas, muitos apontam que o alto brilho é incômodo ao assistir vídeos em ambientes escuros — nesses casos, o fato da Netflix ter uma configuração própria de brilho dentro do app também faz parte do problema, mas alterar o conteúdo para SDR pode ajudar.

Outro ponto importante é o consumo de banda, processamento e energia, já que conteúdos em HDR são, via de regra, mais pesados — lembre como o HDR trabalha "empilhando" várias imagens para gerar o conteúdo final. Isso significa que usuários de dispositivos com menor poder de processamento podem se beneficiar da mudança com uma fluidez maior, além de servir como uma forma de economizar bateria e dados móveis ao assistir filmes e séries fora de casa.

Como se trata de algo descoberto ainda em estágio bem inicial em uma versão beta do app da Netflix para Android, não há como saber quando a empresa irá de fato implementar a novidade em uma distribuição pública. De qualquer forma, certamente dá uma esperança para quem enfrenta problemas com conteúdo em HDR ao executar o serviço em seu celular ou tablet — ou apenas não gosta de assistir vídeos em HDR —, já que atualmente não é possível fazer a mudança por conta própria de forma oficial.

Fonte: Android Authority