Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Edge muda de nome no iOS e Android para destacar IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Janeiro de 2024 às 15h55

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou o ano mudando o nome da versão mobile do Edge para chamar a atenção aos recursos de inteligência artificial. Agora, no iOS e Android, o navegador atende como Microsoft Edge: Copiloto Int, destacando a integração entre o browser e seu sistema de IA generativa, que também funciona ao lado de outros produtos da empresa.

A alternativa em inglês deixa essa união ainda mais clara, com o software passando a se chamar Microsoft Edge: AI Browser. A ideia é que o Copilot passe a trabalhar ao lado do usuário nas tarefas de navegação e busca, auxiliando na localização de informações e na produção de resumos dos resultados, além de facilitar compras e criações de conteúdo.

No barco, claro, estão tecnologias como o GPT-4, que trabalha com prompts em texto enviados pelos usuários, e o DALL-E, que gera imagens a partir das indicações dadas. O funcionamento é semelhante ao da versão do Edge para Windows 11 e parte do investimento cada vez maior da Microsoft na união entre seus serviços e a IA generativa.

Continua após a publicidade

Também fazem parte do pacote sistemas que reconhecem as imagens enviadas pelo usuário e até mesmo elementos capturados em tempo real pela câmera do celular. Em sua versão mobile, o Edge também é capaz de traduzir páginas em idiotas estrangeiros automaticamente, além de priorizar o acesso aos sites preferidos do usuário.

Edge tem IA no celular e PC

Além da integração com IA, a “nova” versão do Edge também mantém os recursos de proteção e privacidade que a Microsoft destaca como diferenciais do browser. Bloqueadores de anúncios e sites suspeitos, por meio da integração com o Defender, estão no pacote, assim como um sistema que impede o rastreamento dos usuários entre sites, bem como a coleta de dados de navegação.

A novidade também faz parte do foco da Microsoft em unificar suas experiências no computador e celular, uma postura que já acompanha a empresa há muitos anos. A mudança da vez, então, se resume apenas ao nome, já que os recursos de segurança e o Copilot já haviam sido adicionados ao Edge para smartphones em atualizações do final do ano passado. Quem já tem o navegador instalado no iPhone ou celular Android deve ver a mudança sendo aplicada automaticamente.