Duolingo vai ganhar cursos de zulu, xhosa, maori e outras línguas quase extintas

Duolingo vai ganhar cursos de zulu, xhosa, maori e outras línguas quase extintas

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 11h11
Reprodução/Duolingo

O aplicativo de idiomas Duolingo anunciou o lançamento de cinco novos cursos: maori (Nova Zelândia), crioulo haitiano (Haiti), tagalo (Filipinas), zulu e xhosa (África do Sul). A curiosidade é porque estes são idiomas pouco conhecidos ou ameaçados de extinção devido ao baixo número de falantes nativos. A ideia do Duolingo é ajudar a disseminar essas línguas e ajudar a proteger todas as culturas em volta delas.

O aplicativo já contava com alguns idiomas minoritários em seu catálogo, como havaiano, navajo, escocês gaélico, irlandês, galês, guarani e iídiche — este último lançado no início de 2021. Agora, as novas línguas chegam para se somar aos 100 outros cursos que englobam mais de 40 idiomas disponíveis no app.

Por ter poucos falantes, o Duolingo quer ajudar a preservar esses idiomas (Imagem: Reprodução/Duolingo)

Conforme a diretora de marketing do Duolingo no Brasil, Analigia Martins, o ato de aprender idiomas vai além de compreender a língua, pois envolve a interpretação cultural e a valorização do passado. "E não há maneira melhor de manter estas culturas vivas do que tornar o seu idioma acessível para todos, com diversão, eficácia e motivação, que são os pilares do Duolingo", conclui.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para evitar a extinção

Desenvolvido em parceria com a ONG Nal'ibali, os idiomas sul-africanos zulu e xhosa terão uma metodologia diferente de aprendizado, afinal são línguas com características únicas: o clique. Para falar, o interlocutor precisa fazer sons semelhantes a estalos com a boca em muitas palavras, o que a faz ser considerada uma das línguas mais difíceis do mundo em termos de pronúncia. O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela é originário do povo que fala xhosa, embora seja uma minoria étnica no país.

Veja um exemplo de uma falante nativa deste fascinante idioma:

Já o maori é uma língua antiga falada por habitantes indígenas dos arquipélagos da Nova Zelândia. Sabe o filme Moana, da Disney? O povo dela eram os maoris, que migraram da região da Polinésia para outras ilhas carregando consigo a sua linguagem e a riqueza cultural.

Por enquanto, os cursos serão voltados para falantes do inglês e devem ser liberados no início de 2022. Não há previsão de lançamento no Brasil nem na língua portuguesa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.