Publicidade

Duolingo lança no Brasil podcast para ajudar quem quer aprender a falar inglês

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 11h00

Link copiado!

Jonathan Farber/Unsplash
Jonathan Farber/Unsplash

O Duolingo, aplicativo voltado para aprendizado de línguas estrangeiras, vai lançar um podcast exclusivo para os brasileiros. Chamado de “Histórias em Inglês”, o conteúdo terá oito episódios e vai abordar relatos reais e surpreendentes de pessoas que passaram por situações diversas.

A promessa da série é permitir aos interessados praticar a língua estrangeira em seu próprio ritmo, com a ajuda de relatos que incluem figuras históricas e convidados com diferentes culturas, sonhos e profissões. Se o conteúdo for parecido com os já existentes em outros idiomas, o podcast brasileiro deve mesclar falas em português com relatos em inglês, no intuito e estimular a mente do ouvinte.

Continua após a publicidade

Segundo dados do app, o inglês é hoje o idioma mais estudado pelos brasileiros, com 61% da preferência. O desafio da plataforma é como fazer com que o aprendizado seja algo divertido, além do tradicional modelo professor-aluno, razão pela qual um podcast pode ajudar a tornar as coisas mais amigáveis.

O comando da atração ficará por conta da jornalista e atriz Helena Fruet, responsável pela audiodescrição da Disney e atuante em projetos da Netflix e outras plataformas. Ela vai ser a apresentadora responsável por extrair histórias e ajudar a moldar os personagens reais selecionados para os podcasts.

Os dois primeiros capítulos do "Histórias em Inglês" já estão disponíveis no Spotify e em outras plataformas digitais. Os próximos serão adicionados semanalmente até a conclusão do oitavo episódio. Confira a sinopse e saiba o que esperar:

Continua após a publicidade

1 — "Breaking Boundaries" / "Quebrando Barreiras"

Contará histórias do primeiro astronauta negro dos Estados Unidos e uma bombeira florestal, que foi uma das primeiras mulheres a exercer esta atividade.

2 — "Modern Love" / "Amor Moderno"

A ideia aqui é ressaltar histórias de amor que deram certo, mesmo com barreiras, preconceitos e situações inusitadas.

Continua após a publicidade

3 — "Furry Friends" / "Amigos de Quatro Patas"

O foco são dois cães e a alegria que eles trazem para seus donos. Participarão do episódio um DJ e um homem cego, ambos que usam os pets para fins diferentes.

Novidade para o Brasil

Os podcasts do Duolingo estão entre os mais ouvidos em todo o mundo na categoria Educação. O aplicativo já produz três tipos de formatos similares: espanhol para falantes do inglês, francês para quem fala inglês e inglês para os que desenrolam no espanhol. Lá fora, eles também têm um formato em estilo história, com relatos verídicos de pessoas feitos de forma bastante pausada e explicativa.

Continua após a publicidade

Já os brasileiros se constituem como o segundo maior mercado do app, com quase 30 milhões de alunos, razão pela qual eles resolveram fazer esse investimento. Resta saber se o sucesso lá de fora será repetido no Brasil, cujos podcasts de entretenimento são os dominantes.

O Duolingo oferece um total de 100 cursos com 40 idiomas distintos e seis cursos para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. O app está disponível gratuitamente para iOS e Android.