Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duolingo lança a retrospectiva de 2023 e revela a frase do ano

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Dezembro de 2023 às 08h30

Link copiado!

Divulgação/Duolingo
Divulgação/Duolingo

O Duolingo liberou nesta segunda-feira (4) a sua aguardada retrospectiva anual. Além disso, a companhia divulgou a frase do ano e um relatório de uso que coloca o português brasileiro como o 10º idioma mais popular, deixando para trás o russo na preferência dos usuários.

Retrospectiva Duolingo

A marca do nosso idioma aparece como um dos destaques do Year in Review, a retrospectiva da jornada de aprendizado dos alunos em 2023 já disponível para todos a partir desta segunda-feira (4).

Continua após a publicidade

Para fazer a sua retrospectiva, basta abrir o aplicativo e conferir tudo na tela.

Idiomais mais populares

O lançamento também marca a publicação de mais um relatório global da plataforma, que mais uma vez tem inglês, espanhol e francês como os idiomas preferidos dos alunos — o trio também foi o mais popular no Brasil.

Continua após a publicidade

O top 10, entretanto, traz agora o português e outras mudanças, como o coreano se tornando mais popular que o italiano e subindo para a sexta posição no ranking global — mais uma vez, o turismo é parte do motivo, junto com o interesse global por doramas e k-pop. Com isso, veio outra tendência interessante, com os mais jovens tendo preferência por idiomas asiáticos, estudados em pequenas sessões, enquanto os mais velhos preferem línguas europeias e são mais frequentes na plataforma.

O ranking atualizado com as línguas mais estudadas no Duoligon ficou assim em 2023:

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Francês
  4. Alemão
  5. Japonês
  6. Coreano
  7. Italiano
  8. Híndi
  9. Chinês
  10. Português

A frase do ano

Continua após a publicidade

A inovação e a inteligência artificial também foram lembradas pelo Duolingo, que elegeu “o pássaro é um bot” como sua frase do ano. A plataforma reflete em campanhas de marketing, com direito a protestos fictícios contra a ave robô, o aumento vertiginoso na adoção de IA por serviços digitais.

Para a cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo do Duolingo, dra. Cindy Blanco, as alterações no ranking de idiomas e dinâmicas de ensino refletem mudanças culturais. “Os idiomas são uma ponte entre culturas e vemos [essa] tendência refletida nos dados de [nossos] alunos em todo o mundo, enquanto eventos globais continuam influenciando padrões de ensino”, completa.

O relatório da plataforma cita, por exemplo, a guerra da Rússia contra a Ucrânia como elemento que reduziu o interesse das pessoas pelo idioma. Ao mesmo tempo, uma integração maior entre a América Latina fez com que os vizinhos do Brasil também se interessassem pelo nosso português, com Paraguai e Uruguai sendo os países de maior interesse na língua. Enquanto isso, o coreano teve aumento de 75% em grandes países do mundo, como Índia e EUA, como resultado do maior interesse no entretenimento e artistas do país.