Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DuckDuckGo lança navegador com foco em privacidade no Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2023 às 12h09

Link copiado!

VisualHunt/ijclark
VisualHunt/ijclark

O navegador da DuckDuckGo foi lançado para testes no Windows nesta quinta-feira (22). Focado em privacidade e construído sob os mesmos princípios do buscador de mesmo nome, o DuckDuckGo tem a cara do Edge e do Chrome, mas promete não coletar seus dados enquanto navega por aí.

Segundo o diretor de produtos da empresa, Peter Dolanjski, a versão para Windows do app está em preparação há anos. O executivo revelou ao site The Verge que o desenvolvimento levou mais tempo pois o ecossistema da Microsoft seria unicamente complicado. "Existem muitas variações de hardware e software, telas sensíveis ao toque e resoluções de tela", pontuou o executivo. "Tudo isso leva muito tempo para trabalhar para garantir que esteja funcionando bem."

Visual familiar

Continua após a publicidade

O DuckDuckGo não reinventa a roda em interface: a página inicial do app é semelhante as dos principais navegadores, como Chrome, Edge e Firefox. Ao topo está a barra de endereço (também capaz de fazer buscas), seção de guias e controle de paginação; o menu de Configurações pode ser acessado do canto superior direito e, na "Nova guia", o usuário confere os sites acessados com mais frequência.

Assim como o Google é o buscador padrão no Chrome, o DuckDuckGo é o mecanismo de busca padrão do navegador DuckDuckGo. Com isso, a empresa ajuda o usuário a manter a navegação pessoal o mais privativa possível e sem amarras com a Gigante das Buscas.

Um diferencial da "Home" do DuckDuckGo está no monitoramento de rastreadores bloqueados. O navegador mostra exatamente quantas vezes sites ou serviços tentaram vigiar o usuário e foram bloqueados pelas ferramentas do app. Como era de se esperar, o programa traz bloqueadores de anúncio de forma nativa e ainda conta com um botão na parte superior (ícone de fogo) para apagar todos os rastros da navegação de maneira prática.

Outra adição especial do DuckDuckGo é o Duck Player, espécie de reprodutor de vídeos nativo que carrega conteúdo do YouTube, mas sem coleta de dados para anúncios, rastreamento de navegação e recomendações de conteúdo.

Encorpando o buscador

Na visão do CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, a distância entre um mecanismo de busca e um navegador é cada vez menor, e é importante que a empresa acompanhe este movimento. Ao combinar a ferramenta de busca e o app, o usuário terá tudo de melhor que a companhia pode oferecer, especialmente em privacidade.

"A busca por si só não resolve os danos à privacidade com os quais as pessoas estão preocupadas”, disse Weinberg. “Como anúncios seguindo você, direcionamento perturbador ou pessoas pegando suas informações pessoais. A pesquisa faz parte disso, mas há muitos rastreadores escondidos atrás de sites."

Continua após a publicidade

O navegador DuckDuckGo foi construído sobre a tecnologia WebView2 do Windows e usa Blink como motor de renderização, tal qual Chrome e outros concorrentes. A adoção de ferramentas mais comuns garante ao app compatibilidade com conteúdo disponível na web.

Download gratuito

O navegador DuckDuckGo pode ser baixado gratuitamente no site oficial da empresa (duckduckgo.com). Porém, tenha em mente que o app ainda está em fase Beta, então bugs devem acontecer com mais frequência do que o normal.

Fonte: The Verge