Discord agora tem threads para manter o chat organizado

Discord agora tem threads para manter o chat organizado

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 13h06
Reprodução/Discord

Os dias de mensagens desordenadas do Discord acabaram — ao menos, por enquanto, para uma pequena fatia de servidores da plataforma. A partir de hoje (27), o conhecido lar para gamers que passou a atender os mais variados públicos durante a pandemia conta com conversas em threads para manter mensagens em ordem.

Pessoas familiarizadas com o Slack, Microsoft Teams e até a Twitch vão reconhecer a função logo de cara. Nessas plataformas, as threads assumem o papel de ajudar a manter diálogos com contexto e evitar que a sala principal seja lotada de conversas desencontradas.

Threads podem ter nome e duração pré-determinados para guiar a conversa (Imagem: Reprodução/Discord)

Se você quiser complementar o papo de um amigo no Discord, mas não quiser ver sua mensagem perdida no turbilhão que pode ser a sala de chat, é só responder diretamente na thread. Assim, seu envio estará associado ao papo daquela ramificação, sem a necessidade de especificar manualmente a quem se direciona aquela mensagem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Limite de tempo para interações facilita a manter tudo em ordem (Imagem: Reprodução/Discord)

Organização nunca é demais

Entretanto, threads no Discord funcionam de um jeito diferente na comparação com outros programas: os fios podem ter sua duração previamente determinada pelo autor (uma hora, 24 horas, três dias ou uma semana), bem como um nome próprio e, quando interessados em participar, membros do servidor precisam entrar manualmente na conversa — e se o papo deixou de ser interessante de acompanhar, também é necessário sair para interromper as notificações.

Depois do período pré-estabelecido ou de um tempo inativo, a ramificação é arquivada. Quando guardado, o papo é colocado numa gaveta chamada “Threads”, localizada na barra superior da sala de chat, e qualquer nova mensagem pode desarquivá-la.

Seção de threads separa as ativas e desarquivadas para consulta posterior (Imagem: Reprodução/Discord)

Neste primeiro momento, somente 10% dos servidores do Discord receberão a novidade — se o seu for escolhido, considere-se um sortudo. A plataforma espera liberar a função para todos os servidores no fim da semana que vem. Não deve ser necessário atualizar o aplicativo, mas é bom ter a versão mais recente baixada para deixar tudo preparado.

Assim que seu servidor receber a função, não haverá mais desculpa para ter um chat desordenado e uma bagunça sem controle. Com o tempo, é bem provável que bots construídos para a plataforma aproveitem a nova capacidade para colaborar com uma sala limpinha.

Fonte: Discord

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.