Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Discord terá feed dedicado para você encontrar salas de áudio do seu gosto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Maio de 2021 às 16h55

Link copiado!

Divulgação/Discord
Divulgação/Discord

Nesta quinta-feira (13), o Discord marca seu sexto aniversário. A fim de comemorar a data, a plataforma inaugurou uma nova identidade visual e, complementando os Stage Channels anunciados em março, um feed automático feito para levar usuários às salas de áudio de seu interesse.

Desde o começo da pandemia, o Discord viu sua popularidade estourar e respingar fora do segmento gamer. A plataforma aceitou as novas responsabilidades e se tornou um lugar plural, com a promessa de garantir comunicação clara e versátil entre desenvolvedores e fãs, alunos e professores e, claro, os gamers de sempre.

Os Stage Channels (“canais palco”, como são conhecidos no Brasil) fazem parte dessa nova abordagem. A seção pode ser incluída em servidores categorizados como comunidades e funciona quase exatamente como um Clubhouse, mas com pitadinhas da identidade do Discord.

Continua após a publicidade

Comunidades, por sua vez, são servidores pensados para abrigar centenas de pessoas — proposta que cai bem com as salas de áudio nesse estilo. Os canais palco possuem uma dinâmica bem semelhante às salas do Clubhouse: há o anfitrião (que detém todo o controle sobre a reunião), os convidados (que ocupam lugar de destaque na tela e na conversa) e os ouvintes (posição aberta para todos os integrantes do servidor).

O feed de canais palco é, portanto, uma forma de colocar esses ambientes de diálogo por voz em destaque. Segundo o The Verge, cada usuário da plataforma poderá acessar um feed personalizado de salas de áudio públicas e se juntar à plateia que quiser para conhecer uma nova comunidade. Por enquanto, a novidade é batizada como “Stage Discovery”.

Continua após a publicidade

A partir de 1º de junho, o feed de palcos começará a ser distribuído para todos os usuários da plataforma. No app para celular, o ícone dos canais públicos será posicionado na barra de navegação inferior, enquanto no PC foi inserido na tela principal, logo acima do botão “Amigos”.

Entretanto, devido ao acesso mais aberto, canais palco não poderão usar palavras de baixo calão nos títulos ou descrições, tampouco conteúdo gráfico. Usuários poderão denunciar salas de áudio que violarem as regras, coisa que reduzirá o alcance dessas comunidades no Stage Discovery, graças ao aprendizado de máquina que gerencia o feed.

Encontros por áudio pagos

O Discord pretende não só tornar comunidades mais acessíveis, como também elaborou um plano de monetização para os palcos. A companhia afirma que trabalha em “palcos pagos”, em que os anfitriões poderão cobrar pela entrada de ouvintes.

Continua após a publicidade

Neste caso, a novidade será lançada este mês e somente para 50 criadores dos Estados Unidos. O período servirá como uma espécie de teste para avaliar a adesão do recurso, seu impacto na participação dos palcos, e para o Discord decidir se deve ou não cobrar uma comissão pelos ingressos vendidos.

A plataforma cresceu

O aniversário da plataforma serviu como uma oportunidade para a companhia expor algumas das suas novas ideias. Além da nova estratégia com os canais palco, Clyde, o logo do Discord, foi refeito e finalmente teve corrigidos os seus detalhes assimétricos.

A cara nova também se reflete na fonte da wordmark, ou “marca fonética” — um tratamento tipográfico utilizado somente no nome que representará o Discord. Mudanças também respingaram sobre a paleta de cores da plataforma, agora mais saturada e vibrante.

Continua após a publicidade

“É um pouco mais vivo. Um pouquinho mais vibrante. E esperançosamente, um pouco mais como um lar”, finaliza o Discord no anúncio. As mudanças sutis não mudam a experiência geral com o aplicativo, mas usuários devem notar as pequenas diferenças.

Fonte: The Verge, Discord