5 ótimas dicas para usar o teclado SwiftKey

5 ótimas dicas para usar o teclado SwiftKey

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 14 de Agosto de 2021 às 17h00
André Magalhães/Canaltech

Cansou do teclado padrão do seu cellar? O SwiftKey (Android | iOS), teclado mobile da Microsoft, desponta como uma alternativa. Conta com muitas funções encontradas nos principais teclados, como a correção automática, opção de deslizar para digitar e tradutor, mas também destaca-se com recursos próprios e variedades de customização.

A personalização é, de fato, um dos principais benefícios do teclado, com temas disponíveis e diferentes formas de visualização. As funções não param por aí: se quiser testar o SwiftKey no seu celular, confira algumas dicas para melhorar a sua experiência!

1. Temas

Customize a interface do teclado (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os teclados tradicionais não costumam ter muitas variações entre temas e cores. Com o SwiftKey, isso é diferente: há uma extensa biblioteca de temas adaptados para modos claros e escuros. Basta escolher o seu favorito, fazer o download e aplicá-lo no teclado para ver o resultado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A barra de ferramentas possui um ícone de aquarela que redireciona para a biblioteca de temas e separa os modelos já baixados. Caso nenhuma opção tenha agradado, é possível criar um tema próprio e carregar imagens da sua galeria para o plano de fundo.

2. Modo incógnito

Teclado possui modo de digitação sem deixar registros (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O modo incógnito, ou navegação privada, é um recurso popularmente conhecido em navegadores para acessar páginas sem deixar rastros. O SwiftKey surpreende ao apresentar uma versão própria do modo para o teclado. Tendo em vista que o aplicativo utiliza aprendizado de máquina para identificar as palavras mais utilizadas e sugerir respostas rápidas, o modo incógnito atua para que o app pare de fazer os registros durante a digitação.

Essa função é uma alternativa para reforçar a privacidade durante o uso do teclado, pois os apps desse segmento armazenam informações. Para ativá-lo, selecione o ícone de três pontos na barra de ferramentas e, em seguida, toque na opção "Modo Incógnito".

3. Teclado de GIFs e adesivos

Envie adesivos e GIFs (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os buscadores de GIFs e adesivos são recursos frequentemente encontrados nos apps de teclado e também marcam presença no SwiftKey. Para enviar um GIF, o teclado da Microsoft permite fazer a pesquisa por palavras-chave ou por abas com as principais categorias buscadas.

No caso dos adesivos, o SwiftKey possui um catálogo próprio de "Stickers", com opções desenvolvidas pela Microsoft. Os destaques ficam com os pacotes de emoticons e personagens do Skype, além de um conjunto de adesivos da franquia de jogos Halo. Há, também, espaço para criar o próprio pacote de adesivos com suas imagens favoritas.

4. Mudar o layout

Escolha entre diferentes layouts para digitação (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A personalização do SwiftKey não é limitada apenas aos temas. O teclado disponibiliza diferentes configurações de visualização, como um modo que facilita o uso dos polegares, digitação por uma mão e teclado flutuante. Nas preferências do app, também é possível inserir uma linha com as teclas dos números e sinalizar teclas especiais no layout.

A barra de ferramentas também pode ser alterada conforme as suas preferências: toque no ícone de três pontos do teclado e desça a tela até encontrar a opção "Reordenar itens". Em seguida, arraste os ícones para criar atalhos de funções específicas durante a digitação.

5. Estatísticas de uso

Aplicativo compila dados sobre o uso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Você já parou para pensar em quais são as teclas mais usadas durante o dia? Com o SwiftKey, é possível acessar uma área de estatísticas sobre o seu padrão de digitação. Um dos destaques mais curiosos dessa área é a presença de um "mapa de calor", que destaca com cores as regiões mais tocadas no seu teclado.

Além do mapa, é possível encontrar informações sobre a quantidade de toques salvos, a diferença de eficiência com sugestões automáticas e a quantidade de palavras previstas. Para acessar esses dados, abra as configurações do aplicativo, selecione "Digitação" e toque em "Estatísticas de digitação".

Qual o seu teclado preferido? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.