5 funções do Teclado da Samsung que você precisa conhecer

5 funções do Teclado da Samsung que você precisa conhecer

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 07 de Agosto de 2021 às 21h30
Jonas Leupe/Unsplash

Os celulares da Samsung com a One UI possuem um teclado nativo, chamado de Teclado Samsung. A empresa segue um caminho contrário ao de outras concorrentes no Android, que disponibilizam o Gboard (Android | iOS) como uma opção padrão. Apesar de possuir algumas diferenças com o modelo do Google, o método de entrada da Samsung possui recursos interessantes e é uma boa escolha de opção primária.

O Teclado Samsung se destaca pela integração com outros serviços e pelas ferramentas de personalização. Tudo isso sem deixar de apresentar recursos importantes para a digitação, como corretor automático e opção por diferentes idiomas. Quer saber mais sobre o teclado? Veja cinco funções presentes no aplicativo!

1. Integração com Spotify e YouTube

Envie links do Spotify e YouTube pelo teclado (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Um dos principais recursos presentes é a possibilidade de pesquisar rapidamente por músicas no Spotify ou vídeos do YouTube. Após vincular as contas dos serviços ao teclado, é possível compartilhar links de forma rápida, sem a necessidade de abrir outro aplicativo para fazer essa consulta

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A integração com o Spotify permite visualizar as músicas reproduzidas recentemente e navegar entre algumas playlists sugeridas. O YouTube disponibiliza os vídeos em alta na plataforma, e ambos possuem opções de busca pelo teclado. Para acessar essa função, toque no ícone de três pontos e selecione o ícone respectivo de cada serviço.

2. Teclado de alto contraste

Modo de alto contraste ajuda a diferenciar teclas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A visualização em alto contraste é um importante recurso de acessibilidade, pois facilita a diferenciação entre cores. Nas configurações do teclado, é possível ativar esse modo para a digitação: a ferramenta utiliza tons amarelos ou azuis para as teclas e tem adaptações para os temas claro e escuro do aparelho.

Para ativar essa função, é necessário selecionar o ícone de engrenagem na barra de ferramentas teclado. Em seguida, marque a opção "Teclado de alto contraste" e escolha entre os modelos de cores. Para facilitar a visualização, também é possível aumentar o tamanho da fonte.

3. Modos de uso

Teclado Samsung no modo para uso com uma mão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Nem todo mundo gosta de utilizar o teclado no formato tradicional, de uma ponta a outra da tela. Caso você se encaixe nesse grupo, saiba que o Teclado Samsung permite alterar entre três modos de uso: o tradicional, um teclado flutuante e o modo para uma mão.

O modo flutuante permite reposicionar o teclado em qualquer área da tela. O modo de uma mão, por sua vez, diminui a área útil das teclas e facilita a digitação enquanto estiver com uma das mãos ocupadas. Nas configurações, é possível alterar o formato do teclado para o modo retrato e o modo paisagem.

4. Integração com o Samsung Pass

Samsung Pass armazena senhas e outros dados importantes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Samsung Pass é um serviço que armazena todas as suas principais credenciais do celular e simplifica o acesso a partir de uso da biometria ou reconhecimento facial. Funciona, portanto, como uma maneira de proteger as suas senhas e agilizar envios. O teclado da empresa tem uma integração com o serviço na barra de ferramentas e pode ser muito útil durante suas conversas.

Através do ícone do Samsung Pass no teclado, é possível utilizar a sua biometria para acessar dados importantes de forma rápida como documentos, cartões, datas de aniversários e outros dados pessoais. Dessa forma, basta validar o acesso para encontrar essas informações rapidamente.

5. Tradução instantânea

Traduza mensagens pelo teclado (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Precisa enviar uma mensagem em outro idioma? Não precisa abrir o navegador ou outro software: o próprio teclado possui uma ferramenta nativa de tradução, utilizando os serviços do Google Tradutor. A função é encontrada na barra de ferramentas do aplicativo.

Para utilizá-la, escolha os idiomas de entrada e saída e digite o que deseja traduzir. O ícone de "Enter" é substituído por um símbolo de tradução: pressione-o para enviar o texto em outro idioma na caixa de mensagens.

Você utiliza o Teclado

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.