Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dicas de segurança para usar o aplicativo do Auxílio Emergencial

Por| 10 de Abril de 2020 às 11h00

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech
Tudo sobre Caixa Econômica Federal

O governo federal liberou na última terça-feira (07) o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, meio pelo qual trabalhadores informais e autônomos afetados pelas medidas de contenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem se cadastrar para receber uma ajuda de R$ 600. No entanto, dezenas aplicativos não-oficiais já apareciam na Google Play Store com o intuito de roubar dados de usuários desavisados.

Por isso, para ajudá-lo a evitar cair em golpes na hora de usar o app do Auxílio Emergencial, reunimos algumas dicas essenciais de segurança na Web.

Baixe somente aplicativos oficiais do governo

Continua após a publicidade

Como informamos acima, foram identificados diversos aplicativos não oficiais se passando por órgãos do governo. Seu objetivo é simples: roubar dados pessoais dos usuários.

No entanto, há somente um serviço legítimo, cujo nome é Caixa | Auxílio Emergencial, disponível para smartphones Android e iPhone (iOS). Baixe o aplicativo através dos links abaixo:

Continua após a publicidade

Fique atento também às soluções instaladas e aos responsáveis por elas. O diretor da dfndr lab/PSafe, Emilio Simoni, recomenda que os usuários fiquem atentos a quem desenvolveu o aplicativo e optem por fazer o download diretamente no site oficial — no caso do Auxílio Emergencial, o link é: auxílio.caixa.gov.br.

Cuidado com mensagens no WhatsApp

Nos últimos anos, golpes usando o WhatsApp foram bastante utilizados pelos criminosos. Geralmente, são organizações falsas se passando por órgãos do governo para solicitar informações pessoais dos usuários, como CPF, dados bancários e endereço residencial.

Continua após a publicidade

Segundo dados do dfndr lab, mais de 6,7 milhões de pessoas já foram atraídas pelo golpe do auxílio, que são mensagens direcionando para páginas mal-intencionadas.

A Polícia Federal alerta que nenhum órgão do governo federal se comunica com a população solicitando dados e informações através de links via WhatsApp. Não informe seus dados nesse tipo de mensagem.

Cuidado com vírus 

Muitas pessoas não têm o costume de instalar antivírus no smartphone, tornando-se alvo fácil para criminosos. Os vírus estão sendo disseminados por meio de e-mails e mensagens, geralmente pedindo para que as pessoas se cadastrem em um suposto Auxílio Emergencial.

Continua após a publicidade

Se você receber algo do tipo, exclua a mensagem imediatamente e não clique nos links. Também é recomendado instalar um antivírus no seu celular e fazer uma varredura periodicamente.

Outras dicas de segurança na Web

A Polícia Federal listou algumas dicas para a população não cair em golpes durante a pandemia. Confira abaixo:

Continua após a publicidade
  • Procure canais oficiais de informações nos sites ou mídias sociais do Portal Governo do Brasil (gov.br), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ministério da Cidadania e das instituições bancárias;
  • Não acesse nenhum site que se diga da Caixa Econômica Federal, sem constar as terminações .gov.br;
  • Cuidado com o imediatismo de mensagens, como: "cadastramento liberados até hoje", "último dia para o cadastro", "urgente";
  • Não marque agendamento para que pessoas compareçam em sua residência. Geralmente, são bandidos se passando por agentes de saúde para realizar assaltos.