Dicas de segurança para usar o aplicativo do Auxílio Emergencial
Por Diego Sousa |
Tudo sobre Caixa Econômica Federal
O governo federal liberou na última terça-feira (07) o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, meio pelo qual trabalhadores informais e autônomos afetados pelas medidas de contenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem se cadastrar para receber uma ajuda de R$ 600. No entanto, dezenas aplicativos não-oficiais já apareciam na Google Play Store com o intuito de roubar dados de usuários desavisados.
Se você receber algo do tipo, exclua a mensagem imediatamente e não clique nos links. Também é recomendado instalar um antivírus no seu celular e fazer uma varredura periodicamente.
Outras dicas de segurança na Web
A Polícia Federal listou algumas dicas para a população não cair em golpes durante a pandemia. Confira abaixo:
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
- Procure canais oficiais de informações nos sites ou mídias sociais do Portal Governo do Brasil (gov.br), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ministério da Cidadania e das instituições bancárias;
- Não acesse nenhum site que se diga da Caixa Econômica Federal, sem constar as terminações .gov.br;
- Cuidado com o imediatismo de mensagens, como: "cadastramento liberados até hoje", "último dia para o cadastro", "urgente";
- Não marque agendamento para que pessoas compareçam em sua residência. Geralmente, são bandidos se passando por agentes de saúde para realizar assaltos.