Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores antivírus gratuitos para Android e Windows

Por| 30 de Janeiro de 2015 às 09h10

Link copiado!

Os melhores antivírus gratuitos para Android e Windows
Os melhores antivírus gratuitos para Android e Windows

Todo mundo que tem um smartphone já começou a notar que o ambiente mais procurado por vírus, trojans e toda sorte de praga virtual é o móvel. Só para ter uma dimensão do problema, em 2013, a companhia especializada em ameaças virtuais Panda Security registrou 82 mil variantes de malwares diariamente.

Outra empresa do setor, a Sophos Labs, encontrou indícios de 650 mil softwares maliciosos em sistemas com Android. E, de acordo com recente contagem da Microsoft, pelos menos 3/4 dos PCs de todo o mundo possuem programas de segurança em tempo real.

Tendo isso em vista, é sempre bom manter a segurança dos aparelhos em dia. Para ajudar, selecionamos quatro opções gratuitas de antivírus que podem ser utilizadas pelos donos de smartphones Android e outras quatro para quem usa o Windows no dia a dia.

Aí vão quatro boas opções para quem usa Android e não quer desembolsar nenhum tostão para estar protegido:

Continua após a publicidade
  • 360 Security: proteção completa em tempo real com recurso antirroubo e ferramentas de privacidade.
  • AVL: proteção efetiva e leve contra malwares, sem extras supérfluos.
  • ESET: app de segurança com belo design, oferece antivírus gratuito e pode ser utilizado em tablets.
  • Sophos: simples, fácil de usar e completamente sem anúncios na versão premium.

Se você se preocupa com a segurança do seu computador Windows, aqui vão algumas dicas de softwares antivírus gratuitos para o sistema:

Mesmo com todas essas opções gratuitas e eficazes, é sempre bom ter em mente que, enquanto você está protegendo suas máquinas, muita gente está pensando em formas de burlar seu "escudo". Então, a melhor dica é se manter sempre atualizado sobre o que há disponível por aí, assim quais são as novas ameaças.

Continua após a publicidade

A prevenção também continua sendo algo fundamental para a boa saúde de seus aparelhos. É muito mais recomendável, por exemplo, baixar um aplicativo recomendado e baixado por uma infinidade de pessoas na Play Store do que os mais obscuros.

Além disso, evite links de e-mails vindos de fontes duvidosas, não baixe arquivos de sites estranhos e preste atenção nos avisos de segurança para que seu ambiente esteja sempre protegido contra as ameaças.