Os melhores antivírus gratuitos para Android e Windows

Por Redação | 30 de Janeiro de 2015 às 09h10

Todo mundo que tem um smartphone já começou a notar que o ambiente mais procurado por vírus, trojans e toda sorte de praga virtual é o móvel. Só para ter uma dimensão do problema, em 2013, a companhia especializada em ameaças virtuais Panda Security registrou 82 mil variantes de malwares diariamente.

Outra empresa do setor, a Sophos Labs, encontrou indícios de 650 mil softwares maliciosos em sistemas com Android. E, de acordo com recente contagem da Microsoft, pelos menos 3/4 dos PCs de todo o mundo possuem programas de segurança em tempo real.

Tendo isso em vista, é sempre bom manter a segurança dos aparelhos em dia. Para ajudar, selecionamos quatro opções gratuitas de antivírus que podem ser utilizadas pelos donos de smartphones Android e outras quatro para quem usa o Windows no dia a dia.

Aí vão quatro boas opções para quem usa Android e não quer desembolsar nenhum tostão para estar protegido:

  • 360 Security: proteção completa em tempo real com recurso antirroubo e ferramentas de privacidade.
  • AVL: proteção efetiva e leve contra malwares, sem extras supérfluos.
  • ESET: app de segurança com belo design, oferece antivírus gratuito e pode ser utilizado em tablets.
  • Sophos: simples, fácil de usar e completamente sem anúncios na versão premium.

Se você se preocupa com a segurança do seu computador Windows, aqui vão algumas dicas de softwares antivírus gratuitos para o sistema:

Mesmo com todas essas opções gratuitas e eficazes, é sempre bom ter em mente que, enquanto você está protegendo suas máquinas, muita gente está pensando em formas de burlar seu "escudo". Então, a melhor dica é se manter sempre atualizado sobre o que há disponível por aí, assim quais são as novas ameaças.

A prevenção também continua sendo algo fundamental para a boa saúde de seus aparelhos. É muito mais recomendável, por exemplo, baixar um aplicativo recomendado e baixado por uma infinidade de pessoas na Play Store do que os mais obscuros.

Além disso, evite links de e-mails vindos de fontes duvidosas, não baixe arquivos de sites estranhos e preste atenção nos avisos de segurança para que seu ambiente esteja sempre protegido contra as ameaças.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.