Dia Mundial do Coração: veja tecnologias que ajudam a monitorar a saúde cardíaca

Dia Mundial do Coração: veja tecnologias que ajudam a monitorar a saúde cardíaca

Por Lu do Magalu | 29 de Setembro de 2021 às 12h00
Jesse Orrico/ Unsplash

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 520 milhões de pessoas vivem com doenças cardiovasculares ao redor do mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma das maiores causas de mortalidade, representando 31,5% dos óbitos. No entanto, pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para a saúde do seu coração.

Nos anos 2000 pela World Heart Federation (WHF, Federação Mundial do Coração, em português) a fim de alertar e conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, foi estabelecido que no dia 29 de setembro seria comemorado o “Dia Mundial do Coração”.

Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as doenças cardiovasculares podem apresentar quase nenhum sintoma por muito tempo, ou apresentar sintomas vagos e comuns a outras doenças como dores de cabeça, tontura, cansaço, enjoos, falta de ar e desconforto no peito. Então, para cuidar da saúde do coração, é recomendado manter uma rotina mais ativa com atividades físicas, alimentação saudável e evitar situações estressantes. Além disso, é importante realizar um acompanhamento frequente com profissionais da saúde.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ah! E, hoje em dia, também já existem tecnologias que podem te ajudar a monitorar sua saúde cardíaca diariamente. Quer descobrir como elas podem te ajudar? Dá só uma olhadinha!

Tecnologias que ajudam a monitorar a saúde cardíaca

Google Fit (Android | iOS)

O aplicativo Google Fit é uma ótima alternativa para quem está a procura de uma rotina mais ativa. Desenvolvido em parceria com a OMS, o aplicativo recomenda medidas simples que podem te ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, ao fazer caminhadas e corridas usando o aplicativo, você recebe pontos semanais. A cada minuto de exercício você recebe esses pontinhos, que contabilizam os ganhos das atividades para seu coração. Ah! E o mais legal: você pode usar ele até mesmo sem ter um smartwatch (relógio inteligente).

(Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Apple Saúde (iOS)

Já o app Saúde, da Apple, consegue reunir várias informações para ajudar no monitoramento da sua saúde cardíaca. Ele é compatível com os Apple Watches que coletam esses dados — e você só precisa sincronizar seu relógio via Bluetooth para começar a receber dados de saúde. Ah! E ele oferece informações bem completinhas. Sabia que você pode ver detalhes sobre seus batimentos cardíacos até mesmo quando está dormindo? É bem legal e ajuda a identificar arritmias, ou se seu coração está batendo mais rápido ou mais devagar que o normal.

(Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Zepp (Android | iOS)

Outro aplicativo que pode te ajudar a monitorar sua saúde cardíaca é o Zepp. Ele é um aplicativo feito para funcionar com os relógios inteligentes Amazfit, da Xiaomi. Através dele, é possível acompanhar seus batimentos cardíacos, oxigenação sanguínea e até mesmo seu nível de estresse. Então, ele é ótimo para quem quer ficar de olho nesses índices no dia a dia. Ele também traz funções interessantes para acompanhamento do sono e dados de saúde enquanto pratica exercícios.

(Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Prontinho! Essas são algumas das tecnologias que podem te ajudar a monitorar sua saúde cardíaca diariamente. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos.

Fonte: OMSSBEM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.