Publicidade

De TV a carro: o que o Gemini consegue fazer em cada dispositivo?

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O Gemini está se espalhando pelo ecossistema do Google e já funciona em celulares, carros, TVs, relógios e computadores. Em cada plataforma, o assistente de IA oferece recursos diferentes, desde analisar o que está na tela do Android a atuar como copiloto no Android Auto, sugerir filmes no Google TV ou responder comandos direto do pulso no Wear OS.

O que o Gemini consegue fazer em diferentes dispositivos?

Veja o que o Gemini é capaz de fazer no celular Android, carros, TV, relógios e computador!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Celular

O Gemini funciona como um assistente integrado no Android. Pelo app, o usuário acessa recursos multimodais que geram texto, voz, imagens e até entende o contexto da tela.

Entre os destaques está o Gemini Live, que usa a câmera para conversar em tempo real sobre objetos, documentos ou o ambiente ao redor. Já o Circule para Pesquisar permite buscar informações ou pedir explicações sobre qualquer elemento exibido na tela apenas circulando o conteúdo com o dedo.

Além disso, o Gemini se conecta aos principais serviços do Google para melhorar a produtividade, como Gmail, Documentos, Youtube e Agenda.

Carros

Nos carros, o Gemini aparece dentro do Android Auto como um copiloto de IA capaz de lidar com comandos mais complexos do que os assistentes tradicionais. Ele responde ao “Ok Google”, pode planejar paradas no trajeto, sugerir rotas, encontrar estabelecimentos específicos e manter o contexto da conversa enquanto o motorista dirige.

Além disso, tem capacidade de enviar e resumir mensagens, traduzir textos, criar respostas, consultar compromissos e se integrar com Gmail e Agenda.

O assistente também consegue gerar playlists personalizadas no YouTube Music e Spotify, além de participar de conversas mais longas no modo beta “Live with Gemini”, oferecendo explicações, ideias e sugestões sem que o motorista precise tocar na tela.

Continua após a publicidade

TV

Na TV, o Gemini para Android TV e Google TV consegue encontrar filmes e séries usando linguagem natural, fazer perguntas gerais, pedir explicações sobre temas variados e até controlar dispositivos da casa inteligente diretamente na tela.

A interação segue um formato conversacional, com respostas mais completas do que o assistente tradicional oferecia.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o recurso está disponível apenas em alguns modelos nos Estados Unidos e Canadá, com expansão planejada para outras regiões e não chegou ao Brasil por enquanto.

Relógios

Nos relógios, o Gemini está integrado ao Wear OS como assistente principal, funcionando diretamente no pulso. Ele pode ser ativado por voz, em um botão dedicado ou bloco (tile) no smartwatch.

O assistente ajuda com tarefas rápidas, faz buscas, cria lembretes, responde perguntas e controla músicas, além de sincronizar informações com o smartphone para manter o contexto.

Continua após a publicidade

O recurso está chegando gradualmente a dispositivos compatíveis, incluindo o Galaxy Watch 6 e gerações posteriores.

Computador

No computador, o Gemini não possui uma integração específica com o sistema operacional, mas a IA está disponível via navegador. Basta acessar a versão web do Gemini para usar os mesmos recursos de conversa, criação, análise de imagens, geração de ideias e produtividade que aparecem nos demais dispositivos.

Além disso, ela permite que o usuário acesse seus chats sincronizados, continue tarefas iniciadas no celular e exporte conteúdos diretamente para serviços do Google, como Drive e Workspace.

Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Google Gemini: Gênio ou Problema? 😮