Publicidade

Copilot no Windows testa atalho para falar com a IA a qualquer momento

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Microsoft anunciou na última segunda-feira (11) um novo comando para ativar o modo de voz do Copilot no Windows 11 e conversar com a IA a qualquer momento — até mesmo quando a janela do assistente estiver minimizada.

A novidade foi liberada para contas inscritas no programa Windows Insider, que libera versões experimentais de apps e do sistema operacional. Até o momento, a MS não confirmou quando o recurso pode chegar na versão estável do SO.

Como funciona o novo atalho do Copilot

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para iniciar uma conversa por voz no Windows, basta pressionar e segurar as teclas Alt e Espaço por dois segundos. Em seguida, o Copilot abre um ícone suspenso na tela com um microfone para interagir com o serviço.

O ícone aparece na tela somente enquanto houver uma tentativa de conversa com a IA, mas o Copilot pode fechá-lo ao identificar silêncio por alguns segundos. Além disso, basta pressionar a tecla Esc para encerrar o modo.

A grande vantagem do novo atalho é permitir que as conversas aconteçam sem interrupções: uma pessoa pode estar trabalhando com outro app e tirar uma dúvida rápida com o assistente sem trocar as janelas ou perder o foco na atividade atual, por exemplo. 

O recurso também cria uma alternativa para fazer conversas de voz com o assistente do Windows e tenta emplacar o recurso no PC após a experiência pouco popular da Cortana. Outros concorrentes adotam movimentos parecidos, como o caso do atalho para abrir o Gemini Live no Android e a reformulação da Siri no Apple Intelligence, então este era um caminho que provavelmente seria seguido pela Gigante de Redmond. 

Leia também:

VÍDEO: vale a pena ter um AI PC?

Continua após a publicidade