Confira 5 ótimos teclados alternativos para iOS

Por Muni Perez

Desde que a Apple liberou a utilização de teclados de terceiros, a partir do iOS 8, a App Store ganhou uma enxurrada de aplicativos de teclados. Muitos deles fizeram nome no universo Android, com milhões de usuários, e não tardaram a chegar para iOS também. Outros, porém, surgiram exclusivamente para o sistema da Apple, trazendo recursos bem inovadores.

Com tantas opções na App Store, fica difícil escolher o melhor teclado. Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 ótimas opções para você experimentar.

1 - SwiftKey

Swiftkey iOS

Sem sombra de dúvidas, o SwiftKey é o melhor teclado para Android. Assim que a Apple liberou teclados de terceiros no iOS, a equipe não tardou em liberar uma versão para o sistema também, e o app trouxe praticamente todos os recursos do robozinho para iPhones e iPads. Seu grande diferencial é um poderosíssimo sistema de predição de palavras, que aprende a maneira como você escreve, e com o tempo oferece sugestões de palavras extremamente precisas - o que acaba te “economizando” milhares de teclas, literalmente, e eles até contam isso. Além disso, ele te permite escrever deslizando o dedo, e possui uma quantidade significativa de temas para personalizar o visual. Para constar, o app foi comprado pela Microsoft recentemente por “meros” 220 milhões de dólares.

Faça download na App Store

2 - Fleksy

Fleksy é uma alternativa ao SwiftKey e oferece bons recursos também. Seu funcionamento gira em torno de uma barra central, que fica em cor diferente, que obedece a diversos comandos que são passados através de gestos. Então, com ele, fica fácil apagar palavras com apenas uma deslizada de dedo, ou rolar o cursor ao longo do texto. Possui também uma boa variedade de temas e o sistema de correção automática funciona muito bem.

Faça download na App Store

3 - Slash

O Slash é a prova viva de como a criatividade humana pode se desenvolver nas situações mais simples. Este app coloca, dentro de um teclado, os sites mais importantes da internet: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google, Spotify, e muito mais. Além de te permitir digitar normalmente, como qualquer teclado, ele possui uma tecla especial, chamada “slash” (barra), que abre as inúmeras possibilidades. A partir do comando da barra você aciona os mais variados serviços através de um comando. Por exemplo, para enviar um vídeo do YouTube, basta digitar “/youtube nome do video” (Ex.: /youtube canaltech). O conteúdo então será colado onde quer que esteja digitando, e depois basta enviar. A única desvantagem é que ele não tem suporte ao português no corretor automático, então é necessário desabilitar a função nas opções do app.

Faça download na App Store

4 - ThingThing

ThingThing iOS

ThingThing tem uma abordagem semelhante ao Slash, mas as integrações são distintas. Seu foco é produtividade, e através dele você tem acesso rápido às suas fotos no celular, Facebook e Instagram, arquivos do Google Drive e Dropbox, links salvos no Pocket, disponibilidade e eventos no calendário e emojis. Sua desvantagem, similar ao Slash, é o fato de não ter suporte ao português, então não há como utilizar o recurso de correção automática.

Faça download na App Store

5 - PadKeys (apenas iPad)

PadKeys é um teclado exclusivo para o iPad e tira proveito do espaço extra disponível na tela. Você já deve ter reparado que inserir números utilizando o teclado padrão do iOS é uma tarefa chata, já que é necessário apertar a tecla para alternar os caracteres. Este teclado exibe os números na parte superior, o que aumenta bastante a praticidade de uso. Além disso, ele possui duas teclas dedicadas à movimentação do cursor, dando uma opção extra além do gesto com dois dedos. O PadKeys também suporta o português brasileiro e pode corrigir erros de digitação automaticamente.

Faça download na App Store (US$ 1.99)

Os bons teclados não se restringem a esta lista, mas com estas 5 opções você já terá bastante para testar e escolher o que melhor de adequa às suas necessidades. Possui alguma sugestão? Coloque nos comentários logo abaixo!