Configurações rápidas e Nano Banana: Google revela novidades do Gemini nas TVs
Por André Lourenti Magalhães |

O Google anunciou novos recursos para a integração do Gemini com TVs durante a feira CES 2026 nesta segunda-feira (05). O assistente de IA será capaz de realizar mais tarefas no aparelho, como tirar dúvidas sobre temas específicos e até editar fotos com o Nano Banana.
- Samsung na CES 2026: IA comanda da TV Micro RGB à geladeira com Gemini
- Saudades do Blackberry? Celular com teclado rouba a cena na CES 2026
De acordo com a Gigante de Mountain View, as novidades chegarão primeiro a modelos selecionados da TCL nos próximos meses. Depois, podem ser lançadas para mais aparelhos com Google TV.
Novos recursos do Gemini nas TVs
A seguir, confira o que há de novo:
- Respostas mais completas
- Integração com Google Fotos
- Nano Banana e Veo para edições
- Controle de ajustes na TV
Respostas mais completas
O Gemini conta com um novo framework nas TVs para trazer respostas com imagens, vídeos e até placares esportivos em tempo real, indo além das interações com apenas áudio ou texto.
Além disso, um novo modo chamado “Deep dives” pode atender a pedidos mais complexos de forma mais interativa, para que toda a família entenda um tema específico.
Integração com Google Fotos
A Samsung já anunciou a chegada de um aplicativo do Google Fotos para TVs da marca e a Gigante das Buscas quer aumentar a presença do app nas telas maiores. O Gemini poderá buscar por pessoas ou eventos específicos na galeria para criar slideshows ou editar imagens com novos estilos.
Nano Banana e Veo para edições
Os modelos de IA Nano Banana (para edição de imagens) e Veo (para criação de vídeos) também poderão ser usados nos televisores. De acordo com a empresa, as tecnologias podem ser aplicadas para editar fotos já existentes ou criar novas mídias do zero.
Controle de ajustes na TV
O Gemini também vai conseguir alterar configurações rápidas na TV a partir de comandos em linguagem natural. Você pode falar frases como “a tela está muito clara” ou “o áudio está baixo” e a IA dará conta do recado para fazer os ajustes necessários.
Sistema do Fire TV vai ficar de cara nova
A Amazon também aproveitou a CES para anunciar mudanças no Fire TV OS, sistema operacional da empresa para TVs e dispositivos de transmissão. O novo visual conta com menos distrações na tela inicial, com destaque para os programas recentes e os aplicativos de streaming mais usados.
A interface começa a ser distribuída a partir de fevereiro nos Estados Unidos.
Acompanhe o Canaltech na CES 2026:
- LG desafia Apple com novos notebooks Gram Pro ultraleves na CES 2026
- Samsung revela TV de 130 polegadas com "revolução" de imagem e design futurista
- Geladeiras com tela da Samsung ganham IA turbinada com Google Gemini
VÍDEO: Conheça o novo detector de alergias que promete revolucionar a segurança alimentar #CTnaCES