Compartilhar por proximidade do Android deve mudar de nome
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
![Divulgação/Google](https://t.ctcdn.com.br/ElBq9LaXbmmaAr0CrKgYi7vUO_0=/640x360/smart/i770712.png)
Serviço do Google para envio rápido de arquivos, o Compartilhar por Proximidade (ou Nearby Share) deve ganhar um novo nome e mudar de ícone no Android. De acordo com uma publicação da conta @Za_Raczke no X (antigo Twitter), a ferramenta vai ser chamada Quick Share — algo como “Compartilhamento Rápido”, em tradução livre.
- Google vai facilitar instalações e pagamentos fora da Play Store
- Google Chrome recebe função para agrupar abas no PC
Curiosamente, Quick Share é o mesmo nome do serviço de envio de arquivos da Samsung, e isso levantou alguns rumores sobre a possibilidade de uma fusão entre ambos os softwares. A publicação da analista revela que o sistema envia uma notificação para informar a mudança: além do novo nome, ainda recebe um ícone diferente, que consiste em duas setas apontando uma para a outra.
A alteração foi encontrada após atualizar o Beta do Google Play Services para a versão 23.50.13, então é provável que mais usuários recebam a mesma notificação no futuro. A princípio, só afeta a parte visual, sem menções a novos recursos na plataforma.
O que é Compartilhar por proximidade do Google
O Compartilhar por proximidade é um recurso integrado ao Android que permite enviar arquivos e links rapidamente para outros aparelhos próximos. De forma geral, atua como um concorrente ao AirDrop, da Apple, e usa conexões Wi-Fi e Bluetooth para realizar a transferência.
O serviço foi lançado em 2020 para os dispositivos do sistema operacional e ganhou uma versão Beta para Windows em 2023, que facilita a troca de arquivos entre celulares, tablets e computadores.