Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Compartilhar por proximidade do Android deve mudar de nome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Dezembro de 2023 às 09h18

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Serviço do Google para envio rápido de arquivos, o Compartilhar por Proximidade (ou Nearby Share) deve ganhar um novo nome e mudar de ícone no Android. De acordo com uma publicação da conta @Za_Raczke no X (antigo Twitter), a ferramenta vai ser chamada Quick Share — algo como “Compartilhamento Rápido”, em tradução livre.

Curiosamente, Quick Share é o mesmo nome do serviço de envio de arquivos da Samsung, e isso levantou alguns rumores sobre a possibilidade de uma fusão entre ambos os softwares. A publicação da analista revela que o sistema envia uma notificação para informar a mudança: além do novo nome, ainda recebe um ícone diferente, que consiste em duas setas apontando uma para a outra. 

Continua após a publicidade

A alteração foi encontrada após atualizar o Beta do Google Play Services para a versão 23.50.13, então é provável que mais usuários recebam a mesma notificação no futuro. A princípio, só afeta a parte visual, sem menções a novos recursos na plataforma.

O que é Compartilhar por proximidade do Google

O Compartilhar por proximidade é um recurso integrado ao Android que permite enviar arquivos e links rapidamente para outros aparelhos próximos. De forma geral, atua como um concorrente ao AirDrop, da Apple, e usa conexões Wi-Fi e Bluetooth para realizar a transferência.

O serviço foi lançado em 2020 para os dispositivos do sistema operacional e ganhou uma versão Beta para Windows em 2023, que facilita a troca de arquivos entre celulares, tablets e computadores.