Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome recebe função para agrupar abas no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2023 às 18h01

Link copiado!

Benjamin Dada/Unsplash
Benjamin Dada/Unsplash

A versão para desktop do Google Chrome 120 foi atualizada com melhorias pontuais de segurança e usabilidade. Os destaques ficam por conta de uma nova função para agrupar abas abertas e novidades nas verificações de segurança do navegador. 

Grupos de abas

Agora, é possível separar todas as abas abertas em grupos específicos. As possibilidades são variadas: se você faz uma pesquisa para um trabalho, pode colocar todas as páginas no mesmo grupo; se está com redes sociais abertas, pode compilá-las todas num só lugar, e por aí vai.

Continua após a publicidade

O grupo ajuda a esconder as abas abertas e ainda facilita a organização no navegador. É possível adicionar um título, criar uma etiqueta colorida e mover quantas abas você quiser para o espaço. Siga estes passos para usar:

  1. Clique com o botão direito sobre uma aba;
  2. Selecione “Adicionar guia ao grupo”;
  3. Dê um nome e escolha uma cor de etiqueta;
  4. Clique de novo com o botão direito em outra página;
  5. Selecione “Adicionar guia ao grupo”.

Para gerenciar o conjunto de abas, clique com o botão direito sobre a etiqueta colorida.

Verificações de segurança

O Chrome reforçou o sistema de verificação de segurança, que agora roda em segundo plano e envia notificações mais frequentes sobre possíveis ameaças no navegador. O software passa a informar de forma mais proativa sobre senhas comprometidas, extensões com potencial malware e sites com muitas nofificações.

A ferramenta também herdou um recurso comum no Android e desativa as permissões concedidas a um site que não são acessadas há muito tempo.

Continua após a publicidade

Aviso de consumo de RAM

O consumo excessivo de memória RAM é um dos problemas do Chrome e o browser decidiu aumentar a transparência aos usuários: agora, ao passar o cursor do mouse sobre uma aba aberta, é possível ver a quantidade de memória usada por cada página. 

A novidade não diminui ou otimiza a performance, mas ajuda os usuários a entenderem quais sites são mais exigentes.

Continua após a publicidade

Recursos já disponíveis

Todas as novidades já podem ser acessadas no Google Chrome para desktop — basta atualizá-lo para a versão 120 e conferir os updates mais recentes.